SUS: Conheça os Protocolos Clínicos Aprovados pela SES-DF
SUS: Conheça os Protocolos Clínicos Aprovados pela SES-DF

12 de Junho de 2020

Por Ivan Rodrigues

O site Saúde & Direitos Sociais recebe inúmeros comentários de seus leitores e nossa equipe tenta respondê-los dentro de nossas possibilidades, uma vez, que são centenas de dúvidas diárias.

Oi Ivan gostaria de saber se eu levando um encaminhamento de uma clinica particular pro hospital de base eu consigo uma cirurgia da prostata com cancer pois não tenho dinheiro para poder fazer a cirurgia. E qual número posso ligar pra mais informações, CLEUDIMAR GOMES DA COSTA

Cleudimar, de acordo com a Lei nº 8080 do SUS, artigo abaixo:

Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. § 1.o – As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

Ou, seja; as empresas privadas não possuem autonomia junto ao SUS, pelo contrário; o SUS que pode determinar, solicitar, ter prioridades junto aos serviços privados de saúde.

Sugiro que procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Clínica de Família mais próxima de sua residência para que o médico de família e comunidade avalie sua situação e faça o encaminhamento para o Hospital de Base ou alguma unidade de saúde de referência para sua demanda.