11 de Maio de 2020

Por Rômulo Almeida | Siga no twitter @otempo

paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens,

O sacerdote se autoflagelou na cela e agrediu uma policial; ele já teria se envolvido em uma desavença quando era pároco em Betim, na região metropolitana de BH

Um padre da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, no bairro Nova Vista, em Belo Horizonte, foi detido em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas por embriaguez ao volante, agressão e desacato, neste sábado (9). Em nota, a Arquidiocese de Belo Horizonte informou que “adotará as medidas adequadas à situação, incluídas as devidas providências e penalidades jurídico-canônicas, com incondicional respeito à dignidade humana” (leia a nota completa no final da matéria).

Segundo a Polícia Militar (PM), o sacerdote se envolveu em um acidente de trânsito, agrediu uma mulher e fugiu. Testemunhas repassaram aos militares as carcterísticas do carro que o padre dirigia, e o homem foi localizado pela polícia. Os agentes constataram que o suspeito de agressão estava com a carteira de habilitação suspensa e o encaminharam para a delegacia.

Na cela em que ficou detido, de acordo com a PM, o padre se auto-agrediu, causando ferimentos em seu próprio corpo, e desacatou uma soldado da corporação. O Samu foi acionado e prestou atendimento médico ao sacerdote. 

Uma fonte ligada ao padre disse à reportagem que ele tem familiares na região de Divinópolis. 

O que diz a Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Arquidiocese de Belo Horizonte, informada sobre o ocorrido, acompanha os desdobramentos dos trabalhos conduzidos pelas autoridades competentes, em sintonia com a aplicação das medidas legais cabíveis. Respeitando as complexidades deste tempo singular, que impõe limites para o encontro e diálogo, adotará as medidas adequadas à situação, incluídas as devidas providências e penalidades jurídico-canônicas, com incondicional respeito à dignidade humana, à privacidade dos envolvidos e partindo sempre do princípio de que o sacerdócio é serviço à sociedade, dedicação à Igreja, a partir de genuíno testemunho da fé, requerendo conduta compatível com a responsabilidade assumida.

Outra confusão.

Em 2018, o padre envolvido na ocorrência em Divinópolis se desentendeu com membros de um grupo de oração da  Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Angola, em Betim, região metropolitana da capital.

O pároco teria ligado para a secretaria da paróquia e reclamado do barulho que o grupo de oração fazia.