02 de Setembro de 2019

BELEZA

kim kardashian

Siga uma alimentação balanceada

Uma boa alimentação está diretamente ligada à beleza. Quando consumimos insumos equilibrados e nutritivos, conseguimos adquirir vitaminas essenciais para a manutenção da saúde da pele”, sustenta a nutricionista Débora Copelli.

A profissional garante que alguns alimentos são poderosos aliados nos cuidados de skincare e devem ser incluídos na dieta dos vaidosos de plantão. São eles:

  • Frutas cítricas: são ricas em antioxidades e têm índices elevados de vitamina C, combo potente na produção de colágeno;
  • Vegetais verdes-escuros: com bom nível de ácido fólico e vitamina E, eles contêm clorofila, um pigmento que age contra os radicais livres e eleva os níveis da proteína na pele;
  • Carnes, frutos do mar e ovos: são fontes de vitaminas do complexo B, zinco e aminoácidos fundamentais para a formação do “elixir natural”.

Outra indicação é fugir das tentadoras guloseimas. Isso porque o açúcar contribui para a quebra das estruturas de colágeno. Na hora de ingerir carboidratos, também é aconselhável optar por aqueles do tipo complexo, como lentilha, aveia e batata-doce. Estudos científicos comprovam que o consumo excessivo de carboidratos refinados pode ser prejudicial à pele.

Mantenha bons hábitos


Além de ser bom para a saúde do corpo em geral, não fumar e beber bastante água têm efeitos diretos na aparência da cútis. Portanto, se você quer ostentar uma derme impecável, trate de cultivar bons hábitos.

Uma rotina rigorosa de skincare, que inclui a famigerada aplicação de protetor solar, também é necessária. A higienização da face (com água fria!) duas vezes ao dia é essencial, segundo a dermatologista Laís Leonor, pois remove a oleosidade e estimula a renovação da derme. Outra etapa importante é a aplicação de tônico facial, que ajuda a normalizar o pH da pele e elimina resíduos não retirados pelo sabonete.

Ainda vale se jogar na esfoliação e nos peelings, processos que auxiliam na eliminação de células mortas e contribuem para a regeneração celular. A frequência com a qual as técnicas devem ser realizadas varia de acordo com o tipo de pele de cada indivíduo. Procure um especialista e descubra o intervalo mais adequado para você.

Aposte nos dermocosméticos


Dermocosméticos são ótimos aliados na estimulação do colágeno. Cremes e séruns à base de retinol, antioxidantes, ácido hialurônico, glicólico e polilático são os mais indicados para quem quer evitar o envelhecimento precoce ou atenuar rugas. Produtos com tais ativos podem ser encontrados facilmente em farmácias por preços convidativos, mas devem ser recomendados por dermatologistas.

Sobre a controversa suplementação oral de colágeno, a médica ouvida pela reportagem diz: “Geralmente, o complemento é seguro, sem eventos adversos relatados. Vale salientar, no entanto, que apenas um especialista deve prescrever a suplementação adequada para cada paciente, analisando sua saúde e suas necessidades fisiológicas específicas”.

Ou seja, comprar pílulas de colágeno de pronta-entrega e por sua conta e risco – prática comum entre os beauty lovers – não é uma boa ideia. O hábito pode ser caro e não surtir qualquer efeito.

Com informação do M