Serei enérgico sempre que necessário e não hesitarei em exonerar qualquer servidor do GDF que não estiver cumprindo com suas obrigações. É inaceitável que profissionais de saúde não prestem o devido atendimento à população. Por este motivo, exonerei o diretor do Hospital Regional de Brazlândia e adotei este procedimento para mostrar que não estamos para brincadeira. Saúde é assunto sério, e prioridade de nosso governo. Vamos continuar a fortalecer o SOS DF Saúde, atendendo a quem mais precisa.

Ibaneis Rocha (MDB)

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) tomou medidas drásticas para dar o exemplo de que está falando sério quando diz que a prioridade zero do seu governo é levar saúde para a população do DF. Em seu discurso no momento do anúncio da exoneração ele reafirmou seu compromisso com a fiscalização da saúde e seu compromisso com a população que o elegeu. Falta apenas, ao governador, se valer dos instrumentos que já estão disponíveis para essa fiscalização, como é o caso do aplicativo InfoMedApp que mostra em tempo real a lotação de cada unidade de saúde do DF e pela timeline cada cidadão pode informar se tem ou não atendimento, se está faltando médico, ou se nem adianta sair de casa pra ficar sofrendo eternamente na sala de espera.

Ele assinou a exoneração do diretor do Hospital de Brazlândia após o escândalo ocorrido com a divulgação do vídeo que mostrava os médicos assistindo TV e mexendo no celular na sala de repouso enquanto a população sofria do lado de fora à espera por atendimento. Essa medida é um exemplo e um aviso para que esses profissionais sejam mais responsáveis com suas obrigações e atendam quem precisa.

Contudo, as notícias sobre a saúde no DF não precisam virar escândalo para que sejam tomadas as medidas cabíveis pois já existe uma ferramenta de gestão da saúde capaz de mapear as situações de vulnerabilidade para que a ação do governo seja mais racional e eficiente. Basta ao governador investir em maior divulgação dessa ferramenta e acompanhar em tempo real como está a saúde do DF em cada unidade. Com a saúde na palma da mão tenho certeza que o nosso governador fará muito mais pela população que sofre e precisa de atendimento, com uma ação potencializada pela eficiência que já tem demonstrado nesses primeiros meses de governo.

Com essa ferramenta, o governador e os demais gestores não precisariam mais saber das notícias pela imprensa ou pelas mídias sociais, o que causa desconforto e reforça o senso comum de que as ações do governo não funcionam como deveriam. É bem sabido que apenas alguns poucos setores da saúde não são eficientes e que no geral os servidores se desdobram para fornecer o atendimento.

Eficiência na saúde significa mais acesso para a população e esse acesso só é possível por meio do empoderamento da população por intermédio de ferramentas modernas de fiscalização, gestão e controle de qualidade. Com a notícia chegando antes aos gestores ações eficazes e imediatas podem ser tomadas e o problema pode ser resolvido na medida em que acontece sem que a saúde não seja um gerador de escândalos em série.