Procedimento pode ser realizado apenas no âmbito de equipe multidisciplinar, mediante protocolo

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou o parecer 05/2019,  da vice-presidente Nádia Ramalho, sobre realização de lavagem auricular pelo enfermeiro. Fruto de consulta do Coren-RS, o documento considera legítimo o procedimento em âmbito multidisciplinar, desde que seja comprovada capacitação e treinamento técnico do enfermeiro “e que as atribuições de cada membro da equipe multiprofissional estejam descritas em protocolos assistenciais que contemplem os aspectos éticos e legais da profissão”.

“Os enfermeiros exercem livremente a profissão, sem qualquer tipo de limitação, a não ser as decorrentes do CEPE, das leis vigentes e do regulamento do exercício profissional. É responsável pelas decisões que toma e atos que pratica”, afirma Nádia, no parecer. “Se o enfermeiro não se sente preparado para assumir a lavagem auricular, deve encaminhar a resolução do problema para o profissional melhor qualificado, no âmbito da equipe multiprofissional”.

Cerume é uma condição normal no canal auditivo externo e geralmente confere proteção contra otites agudas. A presença dele é geralmente assintomática, mas, às vezes, pode causar complicações, como perda auditiva, dor ou tonturas. Também pode interferir no exame da membrana timpânica.

A remoção de cerume é o procedimento mais comum de otorrinolaringologia realizado na Atenção Primária à Saúde (APS) nos EUA e na Inglaterra. Segundo o National Institute for Health and Care Excellence britânico (NICE), os pacientes devem ter a chance de ter cera removida em uma clínica geral ou clínica comunitária, em vez de serem encaminhados a um especialista.

Estima que cerca de 2,3 milhões de pessoas a cada ano têm problemas com cera suficiente para exigir intervenção, especialmente idosos e pessoas que usam aparelhos auditivos ou fones de ouvido. Para o NICE diz que a remoção de cera pode ser feita por um enfermeiro ou fonoaudiólogo da comunidade, desde que eles tenham o treinamento e a experiência para fazê-lo, estejam cientes de quaisquer contraindicações ao método e tenham acesso ao equipamento correto.

Fonte: Ascom – Cofen