Novo formato otimizará administração de recursos humanos e de materiais


Foto: Mariana Raphael/Saúde-DF  

O diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), Francisco Araújo, garantiu aos mais de 2,2 mil servidores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) que a mudança na gestão garantirá a manutenção de todos os direitos inerentes aos concursados. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (11), durante reunião com os profissionais, no auditório da unidade de saúde.

Pretendeu-se, com esse encontro, esclarecer dúvidas e reduzir as incertezas e angústias geradas entre os servidores, após o governador Ibaneis Rocha sancionar a lei que implementará mudanças no modelo de gestão das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital Regional de Santa Maria.

De acordo com o subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Saúde, Sérgio Luiz da Costa, o encontro com a equipe do HRSM teve a finalidade de tranquilizar o corpo de profissionais em relação ao novo modelo de gestão. Ele foi enfático: “Não adotaremos nenhuma medida para prejudicar o servidor. O hospital não será gerido por uma organização social, mas por um conselho diretor e um conselho fiscal. Não haverá transferência de gestão, que é função do Estado”. Ele esclareceu que a liberdade de permanecer ou não no hospital, após a mudança, será preservada.

Francisco Araújo afirmou que quem deseja permanecer no HRSM ou dele se retirar terá plena liberdade para fazê-lo. Nenhum servidor será retirado do seu posto de trabalho ou perderá direitos.

A nova forma de gerir o hospital, assegurou Araújo, visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais, “em curto espaço de tempo”. E garantiu: “Queremos valorizar vocês”. Ao responder ao questionamento de uma servidora, confirmou que o pronto-socorro continuará atendendo de portas abertas.

O superintendente de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto, Fabiano Santos, lembrou que “todo processo de mudança gera medo e preocupação, mas também representa uma oportunidade, pois o HRSM receberá mais profissionais nos seus quadros, mais insumos e materiais. “Nosso objetivo é o mesmo de vocês: prestar o melhor serviço de saúde à população. E nosso papel é dar suporte e apoiar vocês, servidores”.

Francisco Araújo fez questão de lembrar que o hospital continuará sob responsabilidade da superintendente da Região de Saúde Sul, Elayne Cristina Rangel Marinho, e gerido pelo seu diretor, Igor Silveira Dourado, ambos servidores de carreira da pasta.