Hacker Noon

Atualmente o desenvolvimento tecnológico perpassa todas as áreas da vida e se tornou indissociável do desenvolvimento social. Cada vez mais as áreas que têm maior importância na nossa vida em sociedade – a educação, a saúde e a segurança públicas – estão adaptando soluções tecnológicas para resolver as lacunas entre a gestão e os resultados esperados pela população.

Está se tornando cada vez mais rara a resolução in locco de questões estratégicas, as reuniões se dão por videoconferência, os trabalhos são produzidos em equipe via documentos compartilhados online, questões práticas da vida cotidiana  são resolvidas por meio de aplicativos de georeferenciação, de transporte, de segurança, de pagamentos, de identificação, etc. Os aplicativos estão adquirindo, do poder público, a mesma validade de documentos que estão sendo adotados para conferir praticidade, velocidade e resolutividade aos processos que se tornam menos burocráticos e mais eficientes.

É inegável que a noção de eficiência passa pela noção de velocidade e praticidade com que se resolvem os conflitos e as tecnologias estão trazendo essa eficiência, literalmente, para a palma da mão de cada cidadão por meio de smartphones que agregam cada vez mais capacidade de resolução devido à explosão de opções de aplicativos. Além disso, estão sendo desenvolvidos cada vez mais dispositivos domésticos autônomos e inteligentes para fazer companhia, para realizar exames, para evitar sair de casa e pegar filas, para resolver problemas à distância e para realizar diversas atividades domésticas.

É inegável, para qualquer pessoa que assistiu aos filmes de Hollywood dos anos 1990 conseguiu imaginar um futuro cheio de tecnologia. Embora os anos 2000 não tenha trazido ainda os carros voadores e as roupas prateadas (mais ou menos), a tecnologia nos atingiu em cheio e nos deixou cada vez mais dependentes das facilidades que ela nos proporciona.

Devemos estar atentos às alternativas tecnológicas que nos cercam tanto para podermos aproveitar todas as facilidades que elas nos emprestam quanto para evitar as que podem ser verdadeiras armadilhas tecnológicas.

O avanço tecnológico está acompanhado, também, de golpes cada vez mais bem elaborados e é preciso estar sempre alerta para não ser pego desprevenido e poder aproveitar tudo o que existe em nosso benefício enquanto sociedade e como indivíduos.

A tecnologia nos tornou mais hábeis, mais rápidos, mais conhecedores das coisas e do mundo, nos permitiu conhecer lugares sem nunca ter estado fisicamente lá, nos permitiu estar em mais de um lugar ao mesmo tempo e de nos comunicarmos em tempo real com milhares de pessoas simultaneamente, nos empoderou e melhorou, agora precisamos fazer com que tudo o isso que nos tornamos retorne de forma positiva para a sociedade, para os direitos individuais e para a construção de um futuro melhor para todos.

Raquel Arraes é cientista política formada pela UnB