Casamento
Foto: reprodução da internet

Nos EUA, a idade para mulheres casarem é de 27 anos e para homens, 29 anos. Já no Brasil, a idade média dos homens no dia do casamento é de 30 anos e a das mulheres, 27 anos, de acordo com estatísticas do Registro Civil de 2014 divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Europa a média de idade para um primeiro casamento varia de 33 anos para mulheres e 35.7 anos para homens, segundo a Eurostat, agência de estatística da União Europeia.

Os homens querem estar com alguém, mas não viver juntos, ainda mais em um casamento. As mulheres mesmo as independentes financeiramente de homens são as mais voltadas para o matrimônio.

A enfermeira Cleuma Ferreira, casada, desabafa, “infelizmente nós mulheres, temos um prazo de validade dentro do universo celetista, masculino e machista”.

O pastor evangélico Jorge Carvalho que ministra em um grupo fixo em sua igreja em Taguatinga, denominado – Casados para Sempre – vê que os relacionamentos, mesmo entre os cristãos, já não tem a mesma solidez como antigamente. “Tenho observado que muitos estão casados ainda em razão dos filhos e patrimônio”.

“No escritório pastoral o que mais ouço é:  – “Eu casei muito cedo, não aproveitei minha juventude”. “O que dizer diante a constatação do coração!”, finaliza Carvalho.

 Existe uma idade ideal para homens e mulheres casarem? O amor tudo suporta? Estas são indagações pessoais que só você poderá responder.

“E viveram felizes para sempre”. 

Ivan Rodrigues é enfermeiro e blogueiro por paixão.
Ivan Rodrigues é enfermeiro e blogueiro por paixão.