OAB-DFPor Ricardo Callado

Associação Brasiliense dos Blogueiros de Brasília participou de um café da manhã com Délio Lins e Silva, candidato da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF

A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP) e o candidato a presidente da Ordem Dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Júnior, da chapa Pró-Advogado 30, participaram de um café da manhã, nesta sexta-feira (30). O motivo da reunião foi debater as eleições na OAB-DF. Os representantes da ABBP ouviram as propostas de Délio Lins para a entidade.

“A OAB-DF precisa se dedicar exclusivamente à causa do advogado, que hoje anda esquecida, sem o apoio devido pela OAB-DF. Nossas propostas estão amparadas na lealdade absoluta ao advogado, na austeridade contra gastos excessivos, como festas e mordomias, e na modernidade da OAB-DF”, afirmou Délio Lins e Silva Júnior durante o café da manhã.

A ABBP foi representada pelos blogueiros Toni Duarte, Fernanda Borges (que também é advogada), Sérgio Loros e Ricardo Callado. Também participou da reunião a jornalista Camila Cortez. Délio Lins e comprometeu publicamente a não assumir nenhuma causa que possa confrontar com os interesses dos advogados e criticou a omissão da Ordem com a greve no Judiciário.

“Nesta greve do Poder Judiciário, que já é a maior da história, os advogados do DF estão vivenciando um grande absurdo, que é a total omissão da OAB em função de o presidente ser advogado do Sindjus-DF (Sindicato dos Servidores da Justiça do DF). Isso é inadmissível, milhares de advogados estão com suas rendas severamente comprometidas, perdendo clientes e fechando escritórios. Além disso, a população que depende de alguma decisão da Justiça, está sofrendo muito”, lamenta Lins e Silva Júnior.

Ele lembrou, ainda, que a sua chapa é a que possui o maior números de mulheres da história de uma campanha para a OAB-DF. A começar pela a sua vice, Célia Arruda.

Quem é Délio Lins e Silva Júnior

O único brasiliense entre os candidatos, é graduado em Direito pelo Uniceub, possui pós-graduação em Direito Penal Econômico e pós-graduação em Ciências Jurídicas Criminais, ambos pela na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal, mestrado em Ciências Jurídicas Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – Portugal, onde é também doutorando. Autor de diversas obras em sua área, é também professor universitário e ex-presidente das Comissões de Honorários e de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB/DF onde, inclusive, conseguiu implantar o piso salarial da categoria. É advogado militante com atuação destacada de delegacias ao STF, tendo atuado nos principais processos criminais do país, tais como operação Mensalão, Lava Jato, Furacão, Zelotes, Caixa de Pandora, entre outros.