Rio de Janeiro ganha extensão de domínio .rio na internet

.rioA partir de agora, a capital fluminense é a primeira cidade da América Latina que pode ter endereço na internet seguido de .rio

A exemplo de cidades reconhecidas mundialmente como atração turística, a cidade do Rio de Janeiro passa a ter uma extensão de domínio na internet com seu nome. É a primeira da América Latina a ganhar tal identificação na rede mundial de computadores.

O .rio já conta com cerca de 4,2 mil domínios pré-reservados pelo site www.meudominio.rio e os responsáveis têm 60 dias para confirmar a aquisição do endereço, no valor de R$ 130 por ano.

De acordo com o secretário de Administração, Marcelo Queiroz, a nova extensão de domínio significa ter a marca da cidade na internet. “O .rio significa um jeito de ser carioca, uma cultura carioca, significa uma transformação de uma cidade que as pessoas acreditam. E o .rio é positivo porque vai gerar uma economia cada vez maior no Rio de Janeiro para o turismo, para todas as áreas dessa cidade.”

O presidente da divisão da Icann, Akram Atalla, lembra que cidades como Nova York, Londres, Paris, Roma, Berlim, Viena, Barcelona e Tóquio já têm seus domínios registrados e conta que essas extensões geram muitas oportunidades.

“Espero que isso sirva de exemplo para muitas cidades do mundo no futuro. Foi um programa criado para encorajar a concorrência, escolha e inovação. O Rio tem muitas empresas com esses elementos. Esse programa é sem precedente na internet. Antes nós tínhamos 21 domínios comerciais e gerais, agora temos milhares.”

O prefeito Eduardo Paes destaca que a prefeitura já bloqueou cerca de 130 domínios, como nomes de praias, bairros e pontos turísticos da cidade, para não haver disputa jurídica futura. Para ele, o .rio reforça a marca da cidade e mostra o amor de seus habitantes.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil

Leave a Comment