Enviado por Chico Vigilante.

Bancada do (PT-DF) pedirá intervenção federal na saúde de Brasília

Enviado por Chico Vigilante.
Enviado por Chico Vigilante.

Na manhã de hoje, recebi uma lista contendo todos os materiais essenciais que estão faltando em todos os laboratórios de análise clínica da rede pública de saúde do Distrito Federal.

De acordo com o servidor da saúde que me enviou a lista, estão faltando conjuntos para testes bioquímicos, tais como: para determinação de sódio, potássio e cloretos em sangue total, soro e urina; glicose enzimática, ureia enzimática; TGO Cinético; TGP Cinético; Creatinina; Bilirrubina; Cálcio e Bilirrubina direta. Estes exames detectam as mais variadas doenças. 

Servidores da saúde parados

De acordo com a informação, hoje, os funcionários que trabalham nos laboratórios estão parados porque não tem nenhum tipo de reagente para fazer os exames que detectam as doenças dos pacientes. 

Para mim, essa é a demonstração de que o caos total está instalado na saúde do DF.

Ataque ao Ministério da Saúde

Além da incompetência do Secretário de Saúde João Batista e da inoperância do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), o mais grave disso, é a passividade do Ministério da Saúde diante dessa situação, pois está assistindo ao desrespeito com as pessoas que precisam de atendimento de saúde, na capital de um país que é a sétima economia do mundo.

Não é possível deixar as pessoas continuarem morrendo nas filas e, agora, mais grave, não saber nem qual moléstia têm, diante da impossibilidade de se fazer qualquer tipo de exame.

Sete meses após o governador tomar posse, a conclusão que tivemos é que estão querendo sucatear a rede pública de saúde para depois privatizar.

Diante de tudo isso, quero colocar que não adianta tentar encontrar um culpado para essa situação, pois os culpados fazem parte da gestão incompetente que está há sete meses no poder, mas que até agora só agravaram a situação da saúde do DF.

Deputado Chico Vigilante