Adeus EUA, Canadá, Japão: Falso Sonho de Sucesso Profissional do Imigrante

Por: Ivan Rodrigues


Goodbye USA, Canada, Japan: False Dream Career Success of Immigrant

Quando eu fui para o Canadá, tinha em mente ficar para sempre, mas me decepcionei porque profissionalmente precisei passar por um processo de reconhecimento das minhas habilidades profissionais, como engenheira civil,  acabei trabalhando em uma loja de animais”.
Samira Muller que acabou de retornar para o Brasil, em depoimento a nós no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek Brasília – DF.


Segundo censo do IBGE 2010, o número estimado de brasileiros residentes no exterior chegou a 491.645 mil em 193 países do mundo em 2010, sendo 264.743 mulheres (53,8%) e 226.743 homens (46,1%); 60% dos emigrantes tinham entre 20 e 34 anos de idade em 2010. Este resultado não inclui os domicílios em que todas as pessoas podem ter emigrado e aqueles em que os familiares residentes no Brasil podem ter falecido
. O principal destino era os Estados Unidos (23,8%), seguido de Portugal (13,4%), Espanha (9,4%), Japão (7,4%), Itália (7,0%) e Inglaterra (6,2%), que, juntos, receberam 70,0% dos emigrantes brasileiros. O número de brasileiros que viviam no exterior e decidiram retornar ao país praticamente duplicou na última década, ao passar de 87.900 em 2000 a 174.597 em 2010, segundo dados do Censo de 2010.
Ainda de acordo com o IBGE, o número do censo não inclui os milhares de brasileiros que retornaram ao país após a crise econômica que afetou os Estados Unidos e a Europa em 2008 e o Canadá, após a crise financeira do ano passado, ou após o terremoto seguido por tsunami que afetou o Japão, onde vivem milhares de nisseis e sanseis (descendentes de japoneses nascidos no Brasil).
De acordo com os pesquisadores do IBGE, além da melhora na economia, o crescimento do número de emigrantes brasileiros que retornaram ao país também acontece porque muitos voltaram com seus filhos nascidos no exterior. O número de imigrantes internacionais recebidos pelo Brasil, tanto nacionais como estrangeiros, saltou em 86,7% na última década: desde 143.644 em 2000 até 268.468 em 2010. A  maioria procedia dos Estados Unidos (51.900), Japão (41.400), Paraguai (24.700), Portugal (21.400) e Bolívia (15.800).
“Semana retrasada, estive conversando com um experiente técnico de manutenção de turbinas de aeronaves da empresa TAM, Antonio Taminhoso. O técnico me informará que o número de Portugueses que chegam ao Brasil atrás de trabalho e de brasileiros que tem deixado o Canadá é um volume imenso se comparado ao já presenciado por ele em seus mais de 25 anos de profissão”.   
Segundo os pesquisadores, cerca da metade de todos os imigrantes internacionais registrados em 2010 foi estabelecida nos estados de São Paulo, o mais rico e povoado do país; Minas Gerais, o segundo em população, e Paraná, no sul do país e tradicional receptor de emigrantes.
Luiz Claudio:
Parabéns pela matéria. O Canadá não é perfeito e deixa a desejar em muitos setores, como telefonia, sistema bancário entre outros pontos, Mais o que me deixa altamente frustrado é  que o governo tem controle sobre absolutamente tudo, ou seja, não é  um pais de mercado aberto.  As leis são complicadas e pra quase tudo precisa-se de um profissional como contador, advogado…  Vejo que tem muitas oportunidades de empregos, mas é difícil entrar no mercado de trabalho. Volto para o Brasil arrependido por tê-lo deixado em 2008.
Fernanda Lins:
O Canadá é lugar pra trabalhar, mas lugar de lazer é o Brasil mesmo, mas com apenas 2 semanas de férias no Canadá estou indo de volta. Ninguém merece mais ser escravizada.
Rodrigo Joanes:
Eu estou fazendo parte desse grupo de pessoas que estão voltando para o Brasil. No meu caso, o problema e sentimental e profissional.
Willian Ferreira:
Foram experiências inesquecíveis, vários amigos que eu fiz que sinto saudades até hoje e penso em voltar pra “visitar”. Resolvi voltar porque já estava morrendo de saudades da família. No Canadá trabalhava demais, sou engenheiro de redes, já não aguentava mais de saudade do Brasil e na real eu sempre achei que o Brasil  melhor pra se viver, lindas praias, liberdade sem controle governamental. Canadá  pouca violência e ótima qualidade de vida, não troco o Brasil pelo Canadá, voltei em janeiro de 2012.
Paulo Cezar:
Quem é muito caseiro deve sim vim morar no Canadá . O Brasil é o lugar ideal pra quem quer está com os amigos. O Canadá é um bom lugar. Calmaria e tranquilidade! O inverno aqui é pra matar… As pessoas vão para a casa das outras, bebem um vinho, jogam um pouco de cartas e vão embora. No Brasil, saímos para nos divertir sem hora para chegar, damos gargalhadas sem medo de ser feliz!!! Ou processados como aqui.  Jamais irei trabalhar como peão no Canadá, fala sério! Sair do Brasil pra trabalhar como auxiliar de limpeza?  
Simone Ortiga:
Toronto tem suas qualidades, mas é uma cidade cinza, com um povo carrancudo, morto. Ainda mais em London onde estou morando. Conversei com meu marido e já lhe avisei, com ele ou sem ele estarei voltando este ano para minha cidade Natal-RN com meus lindos filhos Jean e Julia.
Mariana Bonfá:
No futuro eu e meu marido Canadense Paul Smiller pensamos em nos aposentar no Brasil. Não consigo nos imaginar aqui, velhinhos, nesse frio de matar 6 meses do ano e com esse sistema de saúde inexistente do Canadá ênfase no inexistente… sem opção do hospital privado. Sou enfermeira, brasileira; e meu marido engenheiro, canadense.
Joel Dutra:
É, se você tem apego às coisas do seu país, não adianta imigrar. Se o seu objetivo é ir para outro país para viver a cultura do Brasil, não preciso nem dizer mais nada. Fica faltando aqui na matéria a opinião dos favoráveis. 
Ana Paula Dicaprio:
De que adianta ganhar rios de dinheiro, ter um carro bom na garagem e ter a família distante muito distante, morar em um outro país me trouxe muita depressão. Pai, mãe estou voltando pra casa de vez, saudade de Curitiba.
IRR:
Após ler esta matéria, fico enormemente feliz por ter tido meu visto negado pelo Consulado-Geral do Canadá em São Paulo. Tem muita gente acreditando, assim como eu estava, que o Canadá é um País democrático de fato.

Comentários

  • Anonymous disse:

    Aos que voltam ao Brasil.

    Parabéns acabam de cometer um grande erro!
    Nesse País só tem Político Corrupto, as leis não funcionam e os ladrões estão fazendo a Festa!Os impostos cada vez mais altos, a cada dia um novo tipo de crime, vem me falar que as pessoas são carrancudas? que trabalhou igual escravo? Isso que é gostar de sofrer! Sejam bem vindos