25.5 C
Brasília
sexta-feira, janeiro 30, 2026
Início Destaques Senador Izalci cita abuso de poder monocrático do STF contra Ibaneis para...

Senador Izalci cita abuso de poder monocrático do STF contra Ibaneis para justificar fim das decisões

Izalci (esq), lembrou que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo por 90 dias, com uma decisão do ministro Alexandre de Moraes.

A PEC 8/2021, que limita as decisões monocráticas e os pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF), foi aprovada em dois turnos na noite dessa quarta-feira (21), em sessão plenária no Senado.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que já vinha anunciando a votação da PEC nas redes sociais e em manifestações populares nos últimos dias, comemorou a aprovação e deixou claro que o único objetivo é que o respeito e as prerrogativas entre os poderes precisam ser mantidos.

Izalci lembrou que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por 90 dias, com uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, em razão dos atos de 8 de janeiro. “O que não podemos aceitar é que um governador eleito em 1º turno, com mais de 1 milhão de votos, numa canetada ser afastado, sem sequer levar isso para o pleno, sem direito a defesa”, disse Izalci.

“O STF não pode fazer o que está fazendo, no sentido de invadir nossas prerrogativas”, disse Izalci na manifestação popular em frente ao Supremo, na tarde dessa quarta-feira (21), organizada após a morte de Clezão na Papuda.

A PEC agora segue para tramitação na Câmara Federal.