A IA generativa poderia liberar um valioso tempo do setor público, exceto na saúde

Cerca de 40% do tempo do setor público poderia ser apoiado por IA generativa, segundo um novo relatório do Instituto Nacional de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, com sede na Biblioteca Britânica, que o Departamento de Transportes (DfT) e o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS), publicaram em 02 de junho.

Os investigadores do instituto decidiram identificar onde a IA generativa pode ser aplicada de forma significativa nas actividades de trabalho do sector público para aliviar a carga de trabalho do pessoal do sector público com tempo reduzido e reduzir a carga administrativa.  

No entanto, o seu potencial para apoiar as atividades de trabalho do setor público varia entre os diferentes setores. Aqueles que trabalham na educação poderiam ver o maior benefício, com até metade (49%) do tempo atualmente gasto em várias atividades de ensino que a IA generativa poderia apoiar. É provável que os profissionais de saúde obtenham menos benefícios –, mas ainda assim uma quantidade significativa –, com um terço (33%) do seu tempo a beneficiar pela adoção de IA generativa.  

Embora este estudo tenha centrado apenas no potencial da IA generativa para apoiar atividades, os investigadores observaram que outras formas de IA poderiam fornecer apoio adicional. Por exemplo, ferramentas de diagnóstico por imagem de IA poderiam ser usadas para aumentar a precisão e a eficiência da leitura de imagens médicas, como raios X e ressonâncias magnéticas.

O estudo descobriu que a IA generativa pode ser particularmente útil para funções com altos níveis de tarefas administrativas. Por exemplo, os trabalhadores do setor público gastam em média 30 minutos por dia em e-mails, muitos dos quais são rotineiros e requerem pouco envolvimento e supervisão humana, mas a utilização de uma ferramenta generativa de IA para apoiar a elaboração inicial poderia diminuir esse tempo em 70%.  

Da mesma forma, quase todo o tempo gasto na criação ou atualização de registros, bancos de dados, arquivos de casos e documentos poderia ser suportado.  

Segundo a pesquisa, a IA generativa poderia ser utilizada nas seguintes áreas:

  • No setor educacional, a equipe gasta 100 minutos por dia preparando planos de aula em sala de aula, 75% dos quais poderiam ser apoiados por IA generativa
  • Para aqueles que realizam atividades de assistência social, quase metade da sua carga de trabalho poderia ser apoiada, diminuindo a carga administrativa significativa que estes indivíduos enfrentam
  • O tempo necessário para actividades como a organização de reuniões, o processamento de formulários e a actualização de bases de dados e registos poderia ser quase inteiramente apoiado

No entanto, para certas atividades, a implementação da IA generativa deve ser cuidadosamente considerada, especialmente quando as decisões podem ter um impacto direto nas liberdades e no bem-estar de um indivíduo, tais como decisões em torno do acesso ao bem-estar. E para aquelas atividades que exigem comunicação de alto risco ou lidam com informações sensíveis, como correspondência parlamentar ou correspondência que contribui para a definição das respostas oficiais do governo.  

Os investigadores descobriram que 38% das atividades dos trabalhadores da linha da frente podem ser apoiadas por IA generativa, em comparação com 46% dos trabalhadores não da linha da frente.  

Mas os benefícios destas tecnologias podem não superar a necessidade de envolvimento humano, julgamento e discrição. Por exemplo, médicos e enfermeiros exigem um alto nível de interação humana, têm pouco espaço para erros em seu trabalho e devem adaptar seus cuidados às necessidades de um paciente, portanto, a IA generativa não seria apropriada em todos os aspectos de seu trabalho.  

Este estudo teve como objetivo avaliar até que ponto diferentes atividades poderiam ser apoiadas pela adoção de IA generativa. Especificamente, o estudo concentrou-se na identificação das características das atividades que determinam o quão receptivas elas podem ser à adoção generativa da IA.

Os pesquisadores usaram dados do piloto da Pesquisa de Uso do Tempo do Setor Público do ONS, onde os participantes registraram como passaram seu tempo durante um dia de trabalho típico em 91 atividades. Em seguida, avaliaram e quantificaram até que ponto a IA generativa poderia ser usada para completar cada atividade, levando em consideração diferentes métodos e ferramentas de trabalho, bem como o nível de interação social exigido dentro de funções específicas.  

É importante notar que as conclusões deste relatório são preliminares e apenas fornecem uma indicação das áreas de oportunidade para a adoção generativa da IA nas atividades de trabalho do setor público, bem como uma metodologia para medir a dimensão desta oportunidade em diferentes contextos do setor público. O potencial de adoção generativa de IA em diferentes funções variará consideravelmente dependendo do contexto e dos requisitos da tarefa, o que pode mudar no dia a dia.

Youmna Hashem, Pesquisadora Associada em IA para Serviços Públicos no Instituto Alan Turing, disse: “A nossa investigação mostra que a IA generativa tem o potencial de apoiar grandemente a prestação de trabalho no setor público, ajudando o pessoal com tempo reduzido na conclusão de tarefas administrativas e libertando-o para se concentrar noutros elementos dos seus empregos. Contudo, é vital que estas tecnologias sejam incorporadas de formas seguras, responsáveis e que tenham em conta as muitas complexidades do trabalho do sector público. Se o governo introduzir a IA generativa de forma eficaz e o pessoal receber a formação e a garantia de que necessita para utilizar a tecnologia com confiança, isso poderá transformar significativamente a forma como o tempo do setor público é gasto.” 

Secretário de Tecnologia Peter Kyle disse: “Esta pesquisa mostra até onde a IA pode ir no apoio aos nossos funcionários públicos – liberando tempo e energia para o trabalho que realmente importa. Desde o planejamento de aulas nas escolas, a elaboração de e-mails de rotina e a gestão de ficheiros de casos na assistência social, a IA generativa poderá poupar uma quantidade significativa de tempo nas tarefas do setor público. Isso significa serviços mais rápidos e eficientes para todos.

“À medida que apresentamos o nosso Plano de Mudança, apoiamos a inovação que ajuda os serviços públicos a funcionarem de forma mais inteligente, e não mais difícil, reduzindo a burocracia, aumentando a produtividade e beneficiando as comunidades em todo o país.”

Por Youmna Hashem