A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta sexta-feira (6), uma sessão solene em homenagem ao Dia da Imprensa. A cerimônia, transmitida pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube, foi proposta pela deputada Doutora Jane [MDB], a única parlamentar negra da Casa, que destacou a importância da pluralidade no jornalismo atual e o papel fundamental dos veículos de comunicação alternativos.
“Sou a única mulher negra aqui. Não é fácil quebrar essa vidraça do poder, mas eu consegui. De igual forma, vocês, homenageados hoje, quebraram também, fazendo uma comunicação séria, verificada, ouvindo o outro lado, como requer o bom jornalismo”, ressaltou a deputada Jane Klebia em seu discurso.
A sessão prestou reconhecimento a jornalistas e comunicadores que se destacam na defesa da verdade, na cobertura de temas de interesse público e na valorização da diversidade de vozes no cenário midiático do Distrito Federal.
Entre os homenageados, esteve o presidente da Associação Brasileira de Portais de Notícias [ABBP], Toni Duarte, criador do portal Radar DF, que falou em nome da imprensa digital independente. A ABBP é atualmente a única entidade organizada do setor no DF, com sede própria e representatividade crescente.
Em resumo de suas palavras, Toni Duarte afirmou:
“O que nos une aqui hoje é a certeza de que o jornalismo continua sendo uma trincheira da democracia. Os portais de notícias independentes nasceram da ausência de espaço nos grandes veículos para pautas locais, comunitárias e sociais. Resistimos com ética, responsabilidade e compromisso com a verdade, mesmo diante de inúmeras dificuldades. A imprensa é um direito de todos.”
A sessão solene foi marcada por discursos emocionados, reafirmação dos valores democráticos e defesa da liberdade de imprensa. O evento também reforçou o reconhecimento institucional da importância dos profissionais e veículos que atuam fora dos grandes conglomerados de mídia, mas que, com trabalho sério, transformam a realidade e promovem a cidadania.