UPA do Núcleo Bandeirante passará a atender pacientes com transtornos psiquiátricos

Foto: Alberto Ruy/IgesDF
Ivan Rocha @ivanrocha

A Unidade de Pronto Atendimento [UPA] do Núcleo Bandeirante está passando por reformas para adaptar a Sala Amarela e ampliar a assistência a pacientes com transtornos psiquiátricos. A obra, iniciada neste mês pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal [IgesDF], atende à crescente demanda por atendimentos em saúde mental na região.

Com a readequação, a UPA contará com um espaço mais seguro e estruturado para acolher pacientes em sofrimento psíquico, garantindo atendimento humanizado e de maior qualidade.

Fique sabendo: UPA de Vicente Pires é a 1ª do DF a oferecer teleconsulta

Durante o período de obras, a unidade funcionará temporariamente com 10 leitos a menos, o que pode afetar a admissão de pacientes classificados com risco moderado a alto — normalmente encaminhados para a Sala Amarela. Mesmo com a redução temporária, a unidade mantém uma média de 8.383 atendimentos mensais em clínica médica, pediatria e, cada vez mais, em especialidades como psiquiatria, cardiologia e neurologia, segundo o Iges-DF.

A previsão é que as obras sejam concluídas em até 90 dias, podendo haver ajustes no cronograma conforme a necessidade técnica e estrutural. Todo o processo está sendo acompanhado para minimizar impactos na assistência à população.

Orientações à população:

  • Casos menos graves [classificados como azul ou verde na triagem] devem buscar preferencialmente as Unidades Básicas de Saúde [UBSs].

  • Para situações mais urgentes, recomenda-se procurar as UPAs de Vicente Pires, Samambaia, Riacho Fundo II ou Recanto das Emas, conforme a gravidade e a proximidade.

Essa obra faz parte de um esforço contínuo para melhorar o atendimento em saúde mental e oferecer um cuidado mais completo à comunidade do Núcleo Bandeirante.