Decreto que institui Comitê Gestor de Saúde do DF deve ser republicado com alterações

Decreto que institui Comitê Gestor de Saúde do DF será republicado com alterações
Secretária de Saúde Lucilene Florêncio destaca que desafio agora é continuar melhorando serviços e estrutura da rede | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Gilney Guerra

O Comitê Gestor de Saúde do Distrito Federal terá sua estrutura alterada por meio de uma republicação do decreto que o instituiu. Entre as principais mudanças, está a transferência da presidência do comitê para a secretária de Saúde do DF e a inclusão do Conselho de Saúde na composição do colegiado. As informações foram apuradas pelo portal S&DS junto a integrantes do alto escalão do Governo do Distrito Federal [GDF].

O Decreto nº 46.833, publicado em 7 de fevereiro de 2025, inicialmente vinculava o Comitê Gestor de Saúde à Secretaria de Economia, na pessoa do secretário Ney Ferraz Jùnior, com a presidência exercida pelo titular dessa pasta. Com a possível mudança, a gestão do comitê passa a ser responsabilidade direta da Secretaria de Saúde, Lucilene Maria Florêncio de Queiroz,  fortalecendo a autonomia da pasta na formulação e execução de políticas públicas no setor.

Nova composição e funções

A reformulação também prevê a inclusão do Conselho de Saúde do Distrito Federal, órgão de caráter deliberativo e fiscalizador, garantindo maior participação social no planejamento e execução das políticas de saúde.

Atualmente, o Comitê Gestor é composto por representantes do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF [IGESDF], do Hospital da Criança de Brasília José Alencar [HCB] e do Instituto de Cardiologia e Transplante do DF [ICT]. Com a republicação da nova configuração, a previsão é que alterações no Comitê sejam maiores que as duas citadas acima. 

Com a liderança da Secretaria de Saúde e a presença do Conselho de Saúde, a expectativa é que o Comitê Gestor ganhe mais efetividade na pactuação e implementação de medidas emergenciais e no planejamento de longo prazo. A repactuação da estrutura deve ser publicada no DODF, nos próximos dias, assim informou membros do alto clero do GDF, oficializando as alterações no Comitê Gestor de Saúde.