BNDES: Brasil está firmando acordo com a China para produção de automóveis híbridos, etanol com elétrico

BNDES: Brasil está firmando acordo com a China para a produção de automóveis híbridos, etanol com elétrico
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, em 19 de janeiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi.

O Brasil está estabelecendo um acordo com a China para a produção de automóveis híbridos, combinando tecnologia de etanol com elétrico.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, já havia anunciado essa parceria em uma coletiva de imprensa realizada na sede do banco no Rio de Janeiro, no mês anterior. Ele destacou que essa colaboração impulsionará a indústria nacional do etanol, promovendo uma energia mais limpa, e permitirá a criação de veículos com maior autonomia. Agora, as tratativas seguem em passos mais rápidos, dada a solicitação do presidente Lula. 

Além disso, os investimentos também serão direcionados ao financiamento de ônibus elétricos, com o objetivo de fortalecer a economia interna e estimular a produção local de baterias e outros componentes. Mercadante ressaltou a importância desse investimento, considerando que o Brasil é o segundo país com maior utilização de ônibus no mundo. Embora os ônibus elétricos possam ter um custo inicial mais elevado, o foco está na sustentabilidade e no desenvolvimento de uma indústria nacional mais robusta.