20.5 C
Brasília
sábado, abril 27, 2024
InícioDestaquesProjeto de Rafael Prudente propõe criação de banco de dados nacional para...

Projeto de Rafael Prudente propõe criação de banco de dados nacional para condenados por crimes contra mulheres

No mês dedicado às mulheres, Rafael Prudente, do MDB-DF, apresentou um projeto fundamental na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 809/2024 visa estabelecer um banco de dados nacional que registre pessoas condenadas por crimes violentos contra mulheres.

Acessível online, esse banco de dados incluirá informações pessoais abrangentes e detalhes dos crimes cometidos pelos agressores. Prudente destacou a urgência de tais medidas, dada a alarmante posição do Brasil como o 5º país com maior número de feminicídios no mundo.

Com uma média de 11 casos relatados de violência contra mulheres por dia no Distrito Federal, de acordo com a Secretaria de Saúde, a escalada dessa violência exige uma atenção redobrada dos órgãos governamentais. Prudente enfatizou a importância de fornecer acesso a informações sobre os agressores tanto para combater a violência quanto para prevenir a reincidência, destacando a necessidade de políticas públicas mais abrangentes nesse sentido.

“É público e notório que a violência contra a mulher é um fenômeno endêmico no Brasil, que ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios. Precisamos reforçar a legislação e criar mecanismos para que as mulheres fiquem longe dos agressores”, ressaltou Rafael Prudente.”

RECENTES