18.5 C
Brasília
segunda-feira, abril 29, 2024
InícioDestaquesDia Mundial da Água: Adasa, guardiã das fontes do Distrito Federal

Dia Mundial da Água: Adasa, guardiã das fontes do Distrito Federal

O cuidado com a água começa na fonte!

Neste Dia Mundial da Água, celebramos a importância da preservação do nosso bem mais precioso e reconhecemos o trabalho da Adasa, a guardiã das fontes do Distrito Federal.

“A água é o maior ativo do mundo moderno. Sem ela, o ser humano não sobrevive. O Brasil possui a maior quantidade de água do planeta, o que aumenta a nossa responsabilidade para usá-la de modo racional. Popularizar o reuso e o aproveitamento máximo da água de chuva são os grandes desafios que devemos enfrentar e vencer para que as gerações futuras sobrevivam,” diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

A Adasa e a gestão dos recursos hídricos:

  • Gestão responsável: A Adasa é a agência responsável por garantir a disponibilidade, qualidade e uso sustentável dos recursos hídricos do DF.
  • Fiscalização: Atua na fiscalização do uso da água, garantindo o cumprimento da legislação e a proteção dos mananciais.
  • Monitoramento: Monitora a qualidade da água e a quantidade disponível, assegurando o abastecimento público e a preservação ambiental.
  • Planejamento: Elabora planos e programas para a gestão dos recursos hídricos, buscando soluções para os desafios presentes e futuros.

Projeto Produtor de Água do Pipiripau:

Um exemplo do compromisso da Adasa com a sustentabilidade é o Projeto Produtor de Água do Pipiripau.

  • Engajamento: Em parceria com produtores rurais, o projeto promove a adoção de práticas agrícolas sustentáveis que contribuem para a conservação da água e do solo.
  • Técnicas: Incentiva a infiltração da água no solo, a recarga do lençol freático e a preservação de áreas de nascentes e mananciais.
  • Benefícios: As ações do projeto garantem a segurança hídrica para o DF, além de promover a biodiversidade e a qualidade de vida na região.

Juntos, podemos proteger as fontes do DF!

A Adasa convida todos a se unirem na missão de proteger e preservar as fontes de água do Distrito Federal.

  • Adote práticas sustentáveis: Consuma água com consciência, evite o desperdício e contribua para a preservação dos recursos hídricos.
  • Acompanhe a Adasa: Siga as redes sociais da agência para conhecer mais sobre seus projetos e ações.

Juntos, construiremos um futuro mais verde e sustentável para o DF!

RECENTES