17.5 C
Brasília
domingo, abril 28, 2024
InícioDestaquesFumacê dentro da SES-DF: fiasco expõe desperdício milionário com fumacê ineficaz durante...

Fumacê dentro da SES-DF: fiasco expõe desperdício milionário com fumacê ineficaz durante chuvas aponta TCDF

Alerta da Secretaria de Saúde: fumigação durante o período chuvoso resulta em desperdício de recursos – equivale à perda total dos recursos aplicados, tais como inseticida, combustível e mão de obra 

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) expressou preocupações em relação a um contrato de R$ 9 milhões para serviços de fumigação, conhecidos como “fumacê”, durante o período chuvoso.

Este contrato de emergência, firmado em 14 de fevereiro, custou 44% a mais do que um similar assinado em maio do ano passado. Além do possível sobrepreço, o TCDF questiona a eficácia da fumigação durante os períodos chuvosos, conforme confirmado pela própria Secretaria de Saúde, equiparando a aplicação a um desperdício total de recursos devido às condições de chuva.

A análise do Tribunal ocorre em resposta a uma denúncia apresentada pelo Ministério Público, que aponta deficiências na prevenção e controle da dengue, especialmente em relação à ineficácia da fumigação em dias chuvosos.

Além disso, a denúncia enfatiza a ineficiência da fumigação em adentrar nas residências e sugere a adoção de métodos alternativos como a borrifação intradomiciliar (BRI), juntamente com outras medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

O TCDF exige um relatório detalhado da SES-DF sobre gastos e estratégias empregadas, ao mesmo tempo em que considera a suspensão dos pagamentos do contrato e a remoção de Reginaldo Feliciano da Silva Braga da fiscalização do contrato, dadas suas condutas anteriores – condenado à perda da função pública por ele desempenhada, na Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental/GO, por improbidade administrativa.  

RECENTES