20.5 C
Brasília
sábado, abril 27, 2024
InícioDestaquesMobilidade verde em foco: debate sobre o Programa Mover reúne Celina Leão,...

Mobilidade verde em foco: debate sobre o Programa Mover reúne Celina Leão, autoridades e especialistas em Brasília

Brasília: Debate sobre Mobilidade Sustentável ganha destaque com presença de autoridades políticas e líderes do setor

Na terça-feira (19), uma série de importantes líderes políticos e especialistas se reuniram em Brasília para discutir os rumos da mobilidade sustentável no Brasil. O debate, liderado pela vice-governadora Celina Leão (PP-DF), teve como foco central o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que tem despertado grande interesse no cenário nacional.

Representando o governador Ibaneis Rocha, Celina Leão ressaltou a relevância do tema para uma gestão comprometida com a sustentabilidade. Inspirada por insights obtidos durante sua participação no congresso das cidades inteligentes em Barcelona, a vice-governadora enfatizou a inevitável inclusão dos veículos elétricos e da energia limpa nas estratégias urbanas modernas.

Destacando a importância da infraestrutura adequada para suportar veículos elétricos, Celina Leão mencionou a necessidade de pontos de abastecimento e comparou estratégias adotadas por países que já alcançaram a tecnologia limpa e sustentável.

No que diz respeito às metas do governo do Distrito Federal, a vice-governadora anunciou um objetivo ambicioso: alcançar 100% das frotas de ônibus coletivos semielétricas. Essa meta, segundo ela, é crucial para garantir um ambiente mais limpo para as futuras gerações e requer o comprometimento de todos os setores da sociedade.

Encerrando suas declarações, Celina Leão reiterou o compromisso do governo local com uma política de energia limpa e transporte de qualidade, expressando o desejo de avançar na área de tecnologia e conforto da população, e destacando Brasília como um ponto de partida para essa revolução.

Após as exposições políticas, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) assumiu a liderança do debate, com o presidente Ricardo Bastos e o senador Rodrigo Cunha compartilhando o progresso e os planos para o futuro da eletromobilidade no Brasil. Diretores da ABVE seguiram com uma análise detalhada dos desafios e oportunidades proporcionados pelo Programa Mover, enfatizando a importância da atração de investimentos e da geração de empregos no setor.

A Frente Parlamentar Mista da Eletromobilidade, que ganhou força desde sua criação em 2022, foi representada por seus membros, evidenciando o compromisso do legislativo com essa agenda vital para o futuro sustentável do país.

O evento C-Move Brasília, um congresso pioneiro na promoção da mobilidade e veículos elétricos, está agendado para os dias 19 e 20, no Hotel Brasil 21 Convention. Com uma programação abrangente, o evento reunirá autoridades governamentais e especialistas do setor para continuar impulsionando essa importante discussão nacional.

RECENTES