18.5 C
Brasília
sábado, abril 27, 2024
InícioDestaquesRepublicanos de Edir Macedo Planeja Assumir Governo do Distrito Federal

Republicanos de Edir Macedo Planeja Assumir Governo do Distrito Federal

Republicanos no poder: governando São Paulo e Tocantins atualmente

O partido político brasileiro Republicanos, com fortes laços com a Igreja Universal do Reino de Deus, liderada por Edir Macedo, está traçando planos ambiciosos para o cenário político do Distrito Federal.

Liderado pelo presidente Marcos Pereira, também bispo da igreja, o Republicanos ostenta uma base de filiados considerável, com 498.103 membros, e se destaca por seu perfil conservador e alinhamento ideológico com as doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus.

Com uma influente bancada parlamentar, que conta com 40 deputados federais, incluindo o ex-governador do Rio de Janeiro, deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), além de 4 senadores e 3 governadores, o partido de Macedo almeja agora o controle financeiro do Distrito Federal.

Os olhos do Republicanos estão voltados para o caixa do Distrito Federal, com um orçamento projetado de R$ 61,1 bilhões para o período de 2024 a 2027. Contudo, a concretização desses planos depende de uma série de fatores políticos, incluindo o apoio de figuras-chave do partido.

Seriam os deputados federais Fred Linhares, Julio Cesar, Gilvan Máximo ou até mesmo a senadora Damares Alves capazes de alavancar os planos de Macedo? Essa é uma das perguntas que pairam sobre os bastidores políticos do Distrito Federal.

Pesquisas recentes encomendadas por três deputados distritais de partidos como MDB, PL e União Brasil, visando avaliar a viabilidade política da vice-governadora Celina Leão (PP), revelaram que os planos de Macedo podem encontrar grandes obstáculos no caminho.

Embora as pesquisas não tenham sido especificamente direcionadas para avaliar o potencial político de Macedo e seu partido, os resultados indicam que talvez o momento não seja propício para a ascensão de um protegido seu ao comando do Palácio do Buriti.

RECENTES