23 óbitos e mais de 20,4 mil casos de dengue do Distrito Federal

Dengue com Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD): desdobramentos graves levam à amputação

Distrito Federal registrou 67.897 casos prováveis desde o início do ano. Secretaria de Saúde intensifica ações de atendimento e de combate ao Aedes aegypti

Novo boletim epidemiológico de dengue publicado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) nesta quarta-feira (14) registra 20,4 mil casos prováveis em uma semana, totalizando 67.897 desde o início do ano. Desse total, 66.361 são residentes do Distrito Federal e 1.536 de outras Unidades da Federação, mas que foram atendidos na rede pública do DF.

Novo boletim epidemiológico traz mais 20,4 mil casos de dengue no DF. Governo do Distrito Federal intensifica ações de atendimento e de combate ao Aedes aegypti. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

As Regiões Administrativas (RAs) com mais notificações são Ceilândia (12.983), Taguatinga (3.772), Sol Nascente/Pôr do Sol (3.701), Brazlândia (3.305), Samambaia (2.819), Santa Maria (2.731), São Sebastião (1.968), Gama (1.785), Plano Piloto (1.490) e Guará (1.397). Porém, o documento mostra que a dengue foi identificada em todas as regiões do Distrito Federal, com aumento de 1.303,9% do número de casos prováveis entre moradores do DF, quando comparado ao mesmo período de 2023.

Cerca de 1.150 casos de dengue registrados no DF evoluíram com sintomas que indicam o agravamento da doença, como sangramentos e vômitos persistentes. Este número representa um crescimento de 1.616,4 % em relação ao mesmo período de 2023.

Do início de 2024 até o dia 10 de fevereiro, foram confirmados 23 óbitos por decorrência da dengue entre moradores do Distrito Federal. Outros 66 casos estão em investigação.

Combate ao mosquito

O subsecretário de vigilância à saúde, Fabiano dos Anjos, afirma que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foram intensificadas. “Os dados do boletim epidemiológico ajudam a indicar as áreas onde é importante atuar de maneira intensa, com o apoio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal, além do Exército Brasileiro”, afirma.

A frota de 29 carros do “fumacê” será reforçada com a contratação de mais dez veículos.

Atendimento

O atendimento à população também é intenso. A rede de 176 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as nove tendas montadas junto a Administrações Regionais registraram 114.023 atendimentos de pacientes com suspeitas de dengue entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro.

Nas UBSs e tendas são realizados os acolhimentos de todos os pacientes e o tratamento e hidratação daqueles classificados como leves. Em caso de gravidade, há o encaminhamento às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e aos hospitais.

A SES-DF também ampliou o horário de acolhimento das UBSs e vai instalar mais 11 tendas. “Os pacientes com sintomas da doença devem procurar atendimento para evitar um potencial agravamento. Temos profissionais capacitados, infraestrutura e os insumos necessários para enfrentar esse aumento no número de casos e contamos com o apoio da população para adotar as medidas necessárias para conseguirmos deter o avanço do mosquito transmissor”, afirma a secretária de saúde, Lucilene Florêncio.

Agência Saúde-DF