Dengue no DF: quais serão os grupos prioritários para a vacinação ao longo deste ano?

Dengue no DF: quais serão os grupos prioritários para a vacinação ao longo deste ano?
Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Com a iminente chegada da vacinação contra a dengue no Distrito Federal, surge a questão: quais serão os grupos prioritários ao longo deste ano? A vulnerabilidade ao vírus da dengue é uma realidade universal, porém, fatores individuais como idade, etnia, presença de comorbidades e infecção secundária podem determinar a gravidade da doença e, consequentemente, os grupos que devem receber prioridade na imunização.

Dengue com Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD): desdobramentos graves levam à amputação

A campanha de vacinação contra a dengue está prestes a ser iniciada no Distrito Federal, conforme anunciado em coletiva à imprensa com a presença da secretária da Saúde, Lucilene Florêncio. Com um estoque inicial de 194 mil doses, a vacinação visa atender jovens de 10 a 14 anos, faixa etária que registra o maior número de casos de hospitalização pela doença.

A chegada dos imunizantes está prevista para a tarde desta quinta-feira (8), seguida pela montagem de 35 pontos de imunização pela Secretaria de Saúde (SES-DF), que iniciarão a aplicação da vacina sem a necessidade de agendamento. A segunda dose está programada para ser aplicada a partir de maio, completando o esquema de imunização.

Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil, assegura que a quantidade de doses disponíveis será suficiente para atender toda a população do grupo prioritário. Além disso, estão sendo instaladas nove tendas adicionais de atendimento e hidratação em Regiões Administrativas com maior incidência de casos de dengue.

Diante do aumento significativo de casos de dengue na capital federal, que já contabiliza 46.298 casos e 11 mortes em decorrência da doença somente este ano, a população é orientada a procurar assistência médica ao primeiro sinal da doença, evitando complicações graves. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti também estão sendo intensificadas, com visitas às residências e treinamento de voluntários para atuarem nos atendimentos.

No entanto, com a incidência elevada da doença em diversas Regiões Administrativas, surge a indagação sobre quais serão os próximos grupos a serem vacinados, visando conter o avanço da dengue e proteger a população mais vulnerável. A expectativa é de que medidas rápidas e eficazes sejam adotadas pelo governo para enfrentar esse desafio de saúde pública.

A SES-DF aguarda orientações do Ministério da Saúde quando questionada sobre próximos grupos prioritários a receberem as duas dose do imunizante no Distrito Federal.