Turismo do DF mobiliza esforços para manter o Programa Especial de Retomada do Setor de Eventos – PERSE

Turismo do DF mobiliza esforços

Na manhã dessa terça-feira, o Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, juntamente com os membros do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur-DF), representado pelo seu Presidente e por todos os seus integrantes, entregou uma carta aos deputados da bancada no Congresso expressando apoio à permanência do Programa Especial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

O PERSE, regido pelas Leis 14.148/21 e 14.592/23, foi uma medida essencial implementada para amenizar os efeitos devastadores da Pandemia de COVID-19 no setor de Turismo. Sua principal medida, a concessão de alíquota zero de tributos federais (IRPJ, CSLL, PIS e Cofins) por um período de cinco anos, foi um alento para um setor duramente atingido pelas restrições e paralisações impostas pela crise sanitária.

No entanto, a Medida Provisória 1.202/23 veio revogar os benefícios do PERSE, impondo aos beneficiários o pagamento da CSLL, PIS e Cofins a partir de abril de 2024, e do IRPJ a partir de janeiro de 2025. Tal medida, além de levantar discussões sobre sua constitucionalidade e legalidade, lança o setor de Turismo em um cenário de incertezas e instabilidade.

O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, comenta o impacto negativo dessa decisão: “O setor de Turismo, vital para a economia nacional, verá comprometido seu planejamento contábil, financeiro e tributário, o que poderá resultar no fechamento de estabelecimentos, na retração de investimentos e em graves danos à recuperação e credibilidade do setor”, afirma o secretário.

Os membros do conselho destacaram que o Turismo é um dos maiores geradores de empregos diretos e indiretos no país. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), os setores mais beneficiados pelo PERSE, como Arte, Cultura, Esporte e Recreação, e Alojamento e Alimentação, foram responsáveis por um significativo aumento de empregos, contribuindo para uma variação positiva de 34% na média nacional de emprego. A renegociação de dívidas prevista na Lei do PERSE resultou em 18 bilhões de reais em receitas tributárias, enquanto o aumento na arrecadação de ISS no DF, reflexo da ampliação das atividades do segmento, saltou de R$ 7 milhões em 2018 para R$ 35 milhões em 2023.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (Abih-DF), Henrique Severien, reforça a união do setor turístico do DF para a permanência da medida. “Acho que nós estamos fazendo nosso dever de casa, trazendo para a mesa todos os assuntos que são importantes e devem ser considerados antes de uma tomada de decisão como essa que foi proposta pelo Governo Federal”, conclui Henrique.

O deputado federal e coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional, Rafael Prudente, esteve presente na entrega da carta, demonstrando total apoio à causa do setor. “Vamos trabalhar para que essa solicitação dos representantes dos setores de turismo e eventos possa validar a permanência do PERSE, pois a economia da cidade depende do bom funcionamento dessas atividades”, finaliza o deputado.

Estiveram presentes na entrega da carta os deputados federais Júlio César, Reginaldo Veras e Rafael Prudente que é coordenador da bancada do DF no Congresso Nacional. Rafael, demonstrou total apoio à causa do setor. “Vamos trabalhar para que essa solicitação dos representantes dos setores de turismo e eventos possa validar a permanência do PERSE, pois a economia da cidade depende do bom funcionamento dessas atividades”, finaliza o deputado.