SES-DF reconhece a falta de 1070 enfermeiros de jornadas de 20 horas, mas não diz sobre novas nomeações

SES-DF reconhece a falta de 1070 enfermeiros de jornadas de 20 horas, mas não diz sobre novas nomeações.
NOMEAÇÕES DOS CONCURSOS PÚBLICOS VIGENTES DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL.

Em uma recente movimentação, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou a nomeação, em 27 de novembro, de 56 médicos especialistas em clínica médica. Essa ação visa fortalecer o atendimento nos leitos de retaguarda e ampliar o suporte das unidades móveis avançadas do SAMU, representando um passo importante para o reforço da infraestrutura de saúde na região.

No entanto, mesmo diante desse avanço, permanece a preocupação em relação à estagnação das nomeações dos profissionais de enfermagem, especialmente dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SINDENFERMEIRO) alerta para o déficit crítico de mil profissionais na área, destacando a necessidade urgente de preencher essas lacunas para garantir um atendimento de qualidade à população.

Secretaria de Saúde do Distrito Federal alteração na opção pelo regime de 40 horas semanais

Essa disparidade nas nomeações é evidenciada pelas convocações anteriores realizadas em 6 de fevereiro de 2023, que incluíram 437 médicos de diversas especialidades, 220 enfermeiros, 125 odontólogos e 454 especialistas em saúde. Todos esses profissionais foram aprovados em concursos realizados nos anos de 2018 e 2022.

Nota SES-DF

A Secretaria de Saúde reforça a existência de um concurso vigente para o cargo de enfermeiro, conforme detalhado no Edital de abertura nº 14, publicado em 25 de março de 2022. O certame teve seu resultado final divulgado em 1º de setembro de 2022 e homologado em 23 de setembro do mesmo ano, com validade estendida até 23 de setembro de 2024, podendo ser prorrogado uma única vez. No total, foram oferecidas 101 vagas imediatas.

Até o momento, foram nomeados 241 profissionais enfermeiros, conforme registrado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nos números 27, de 7 de fevereiro de 2023, e Extra nº 36-A, de 13 de abril de 2023. No entanto, permanece um contingente de 5273 candidatos aguardando convocação no cadastro reserva.

A Secretaria de Saúde reconhece a carência alarmante de 1070 enfermeiros para jornadas de 20 horas semanais. Essa lacuna representa um desafio significativo para a prestação de serviços de saúde adequados à população, destacando a urgência em realizar novas nomeações para suprir essa demanda.