Deputados distritais preparam salto para a Câmara Federal em 2026: quem são os prováveis candidatos?

Descubra quem são os deputados distritais com mais tempo de mandato na CLDF
CLDF: Deputados distritais (2023 - 2026) Nona Legislatura

O cenário político do Distrito Federal se agita com a possibilidade de alguns deputados distritais se lançarem como candidatos à Câmara Federal nas próximas eleições de 2026.

Ivan Rocha

No Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a decisão paira entre dois parlamentares de peso. Fábio Felix, reconhecido como o parlamentar mais votado na história de Brasília, contabilizou um impressionante apoio de 51.792 votos, já consolidado em seu segundo mandato. Seu concorrente interno, Max Maciel, não fica atrás, acumulando expressivos 35.758 votos, mesmo em seu primeiro mandato.

No entanto, um nome que não passa despercebido é Chico Vigilante, representante do Partido dos Trabalhadores (PT), com 43.854 votos. Em sua sétima Legislatura, acumulando sete mandatos consecutivos, Vigilante ostenta uma trajetória política marcante. Sua proximidade com o ex-presidente Lula pode ser um fator determinante em sua possível candidatura à Câmara Federal. Já no âmbito da Câmara dos Deputados, ele ocupou cargos entre 1991 e 1999.

Além desses nomes, outros deputados distritais também sinalizam interesse em expandir sua atuação para o âmbito nacional. Daniel Donizet, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), conquistou 33.573 votos em seu segundo mandato, mostrando um suporte considerável entre os eleitores. Jorge Vianna, do Partido Social Democrático (PSD), com 30.640 votos e em seu segundo mandato, também surge como uma opção em potencial para a Câmara Federal.

Outras figuras, como Jaqueline Silva, do MDB, (26.452 votos) e Paula Belmonte, do Cidadania, (17.208 votos), não querem ficar para trás. Paula Belmonte, em particular, havia deixado a Câmara Federal para concorrer como distrital pela primeira vez em 2022, sendo eleita deputada federal em 2018 pelo antigo PPS.

O embate entre estes potenciais candidatos promete agitar o panorama político local, trazendo novas configurações para a representação do Distrito Federal na esfera federal. A decisão do PSOL em escolher entre seus representantes mais votados, aliada à disposição de outros políticos experientes e emergentes, certamente moldará as estratégias e a composição do quadro político para as próximas eleições.