Início Destaques Usuário pode consultar o seu lugar na fila de espera para exames...

Usuário pode consultar o seu lugar na fila de espera para exames e procedimentos

Usuário pode consultar o seu lugar na fila de espera para exames e procedimentos

Ferramenta digital disponibiliza serviço inédito que permite ao usuário consultar o seu lugar na fila de espera para exames e procedimentos. Dados gerais sobre atenção primária, saúde mental e regulação também podem ser obtidos no Mapa da Saúde.

Lançamento Mapa Social do DF SaúdeCom uma população de pouco mais de 3 milhões de habitantes, o DF tem hoje mais de 857 mil solicitações em lista de espera pelo SUS. Para permitir o acesso de forma facilitada e precisa às solicitações dos pacientes para exames e procedimentos, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Saúde apresenta a ferramenta Acompanhamento SUS.

Iges-DF Online: Acesso e Acompanhamento de Resultados de Exames Médicos sem precisar sair de casa

A novidade faz parte do Mapa Social da Saúde, que também disponibiliza painéis de dados sobre a atenção primária, saúde mental e regulação. Para o procurador-geral de justiça, Georges Seigneur, a iniciativa representa mais um passo no aperfeiçoamento dos serviços.

“Trata-se de uma iniciativa que reúne órgãos do poder público local num esforço de imprimir transparência e efetividade na prestação de serviços de saúde no DF”, destaca. 

Funcionalidades 

O Mapa Social da Saúde é uma ferramenta de busca, em tempo real, de informações sobre marcações de exames, consultas e cirurgias eletivas que perpassam pelo controle e monitoramento do Complexo Regulador do Distrito Federal a partir de dados extraídos do Sistema de Regulação (Sisreg). Não são consideradas vagas que sejam disponibilizadas por demanda espontânea nas unidades de saúde. 

 

Além de nortear a atuação judicial e extrajudicial do MPDFT com dados disponíveis para consulta, seleção de filtros e buscas específicas, o Mapa também oferece ao cidadão a oportunidade de acompanhar o andamento dos serviços públicos e, especialmente, das solicitações em lista de espera. “Sabemos que a saúde é algo muito sensível e que os usuários não têm facilidade para obter informações. Esse é um grande avanço, nenhuma outra unidade da federação possui plataforma de dados públicos semelhante”, ressalta o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo.    

Confira aqui o tutorial do acompanhamento SUS.

Conheça todas as funcionalidades do Mapa Social da Saúde. 

Saiba mais

O Mapa Social do Distrito Federal é uma ferramenta que reúne dados sobre educação, assistência social, saúde e orçamento. O projeto é uma iniciativa da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Fazenda, além da Controladoria-Geral do Distrito Federal, do Tribunal de Contas do Distrito Federal e de organizações da sociedade civil. Para conhecer os mapas já disponíveis, clique aqui.