Por Redação

O cenário político e militar do Distrito Federal está envolto em tensão, o pivô ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O motivo por trás dessa inquietação é a constante declaração da esposa de um oficial da Polícia Militar do DF (PMDF) que se encontra preso, advertindo que “não ficará barato sua covardia“. A mensagem tem suscitado preocupações quanto a uma possível vingança por parte do alto comando da PMDF.

A tensão ganhou ecos após a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos (10/08), presidida pelo deputado Chico Vigilante (PT), na qual Torres foi questionado sobre sua relação com o alto escalão da PMDF, especificamente com o coronel Jorge Eduardo Naime e o coronel Paulo José Ferreira, ex-comandante do Departamento de Ordem Política e Social (DOP). A dúvida pairou sobre a possível influência desses oficiais na condução de eventos que ocorreram na capital federal.

“Em resposta, Torres avaliou esse como um questionamento fundamental. “É uma afirmação grave. Precisa ser apurado se realmente aconteceu. O comandante precisa ter um comando de toda a tropa dele. Precisa ser esclarecido isso. Talvez seja o ponto-chave, essa pergunta, no âmbito do DF.” afirmou.

Anderson Torres, por sua vez, enfatizou a importância da pergunta, reconhecendo a experiência e conhecimento da coronel Cínthia, esposa de um oficial detido.

A possibilidade de retaliação por parte do alto comando da PMDF é vista como uma ameaça real, dadas as tensões crescentes no ambiente político e a polarização das responsabilidades entre as instituições.

A mulher de um oficial preso falou com o portal S&DS, em 12/09, expressando o sentimento de uma parcela dos oficiais presos.

“Anderson Torres foi covarde, rasteiro e sorrateira incriminando a PMDF em seus acordos em nÍvel federal, fugindo e omitindo as reais intenções de seu grupo de golpistas. O recado para Torres é que não ficará barato sua covardia” finalizou a mulher.

Enquanto a CPI dos Atos Antidemocráticos continua investigando os eventos controversos ocorridos em Brasília, a segurança e a integridade de Anderson Torres permanecem sob escrutínio da justiça.