Os dez melhores países europeus para a aposentadoria com base em vários fatores – Portugal é o melhor

Em um relatório de junho, a Moving to Spain , uma empresa de realocação, classificou os melhores países europeus para a aposentadoria com base em vários fatores:

  • população
  • expectativa de vida
  • custo de vida
  • preços de casas
  • todos
  • segurança
  • praias
  • assistência médica

1º melhor país da Europa para se aposentar: Portugal

Pontuação de aposentadoria: 7,83

Portugal é o melhor país da Europa para a reforma.

É um dos países europeus mais acessíveis devido ao seu baixo custo de vida. Em média, o custo de vida, excluindo aluguel, é quase 29% menor do que nos EUA, de acordo com a SmartAsset .

Portugal ranked as the best country to retire, according to the Moving to Spain report.
Portugal foi classificado como o melhor país para se aposentar, de acordo com o relatório Moving to Spain. Alexandre Spatari | Momento | Getty Images

Para se aposentar em Portugal , os cidadãos americanos devem solicitar um visto de residência. De acordo com a Global Citizens Solutions , o processo é relativamente direto e exige que os candidatos forneçam um passaporte válido, comprovante de renda, seguro saúde e verificação de antecedentes criminais.

Portugal é mais conhecido pelo seu vinho. Duas das mais antigas regiões vitivinícolas de Portugal, a região do Alto Douro e a Ilha do Pico nos Açores, são Património Mundial da UNESCO.

Os 10 melhores países da Europa para se aposentar

  1. Portugal
  2. Espanha e Itália (empate)
  3. Espanha e Itália (empate)
  4. Grécia
  5. Bulgária
  6. França
  7. Eslovênia
  8. Croácia
  9. Malta
  10. Irlanda

Dois países empataram em segundo lugar. A Espanha e a Itália têm uma pontuação de aposentadoria de 7,31, de acordo com o relatório.

O custo de vida na Espanha, excluindo aluguel, é quase 34% menor do que nos Estados Unidos . E o país oferece aos residentes acesso ao seu programa público de saúde.

Para iniciar o processo de aposentadoria na Espanha, os interessados ​​devem buscar um visto de longa permanência ou um visto de residência.

A Espanha é conhecida por sua cultura e arquitetura fantásticas em cidades como Madri, Barcelona, ​​Valência e muito mais.

Barcelona, ​​na Espanha, foi até eleita o destino de férias mais feliz da Europa em 2023, segundo o Club Med.

Spain tied with Italy as the No. 2 best country in Europe to retire.
A Espanha empatou com a Itália como o segundo melhor país da Europa para se aposentar. Pol Albarrán | Tempo | Getty Images

Enquanto os Estados Unidos têm uma expectativa de vida de 76 anos, de acordo com o Banco Mundial , a Itália chega a 83 anos em 2021.

O relatório Moving to Spain afirma que a Itália tem uma porcentagem maior de pessoas com 65 anos ou mais do que qualquer outro país da Europa.

O aluguel na Itália é quase 55,3% menor do que nos EUA e o custo de vida geral, excluindo o aluguel, é 14,7% menor.

A Organização Mundial da Saúde classifica o sistema de saúde da Itália como o segundo melhor do mundo. Para aproveitar os cuidados de saúde nacionalizados do país, você precisa ser residente.

A Itália oferece uma abundância de boa comida e tem uma vasta história. É o lar de marcos icônicos como o Coliseu, a Torre Inclinada de Pisa, o Panteão, a Fonte de Trevi e muito mais.

Italy tied with Spain as the second best country to retire.
A Itália empatou com a Espanha como o segundo melhor país para se aposentar. Alexandre Spatari | Momento | Getty Images
miniatura
Célia Fernandez @cfernan6