Pílula: primeiro tratamento para depressão pós-parto que pode ser feito em casa

Atenção futuras mamães: HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal

A Food and Drug Administration aprovou na sexta-feira a primeira pílula para depressão pós-parto.

A medicação, chamada zuranolona, ​​é tomada diariamente durante duas semanas. Em um par de ensaios clínicos envolvendo mulheres que sofreram depressão grave após ter um bebê, a droga melhorou os sintomas – como ansiedade, dificuldade para dormir, perda de prazer, baixa energia, culpa ou retraimento social – três dias após tomar o primeiro comprimido.

“A depressão pós-parto é uma condição séria e potencialmente fatal em que as mulheres sentem tristeza, culpa, inutilidade – até mesmo, em casos graves, pensamentos de ferir a si mesmas ou a seus filhos”, Dra. Tiffany R. Farchione, diretora da Divisão de Psiquiatria no Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, disse em um comunicado. “Ter acesso a uma medicação oral será uma opção benéfica para muitas dessas mulheres que lidam com sentimentos extremos e, às vezes, com risco de vida”.

O medicamento foi desenvolvido em conjunto pelas empresas farmacêuticas Biogen e Sage Therapeutics.

Com a aprovação do FDA, é o primeiro tratamento para depressão pós-parto que pode ser feito em casa. O único outro tratamento disponível é uma injeção intravenosa que o FDA aprovou em 2019. Ela exige que os pacientes permaneçam em um hospital por dois dias e meio.

A Dra. Samantha Meltzer-Brody, diretora do Centro para Distúrbios do Humor Feminino da Universidade da Carolina do Norte e investigadora de ambos os ensaios com zuranolona, ​​disse que os dados até agora são “incrivelmente encorajadores e muito empolgantes”.

Mas ela alertou que os testes acompanharam os pacientes por apenas 45 dias.

“Sabemos que funciona rapidamente e que você tem um efeito duradouro até o dia 45, mas o que acontece depois disso ainda não sabemos”, disse Meltzer-Brody.

Mulheres que amamentaram ou tiveram depressão leve ou moderada não foram incluídas nos testes.

“No momento, não podemos recomendar isso para pessoas que estão amamentando até que tenhamos mais dados”, disse a Dra. Lauren Osborne, psiquiatra reprodutiva da NewYork-Presbyterian/Weill Cornell Medicine.

A FDA ainda está considerando a aprovação da zuranolona para depressão clínica, além da depressão pós-parto, mas não emitiu uma decisão sobre essa indicação.

Depressão pós-parto é comum entre novas mães

Cerca de 1 em cada 8 mulheres relatam sintomas de depressão pós-parto após o parto recente, segundo um relatório dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças .

No geral, as condições de saúde mental são uma causa subjacente de cerca de 9% das mortes entre as mulheres durante ou dentro de um ano após a gravidez , de acordo com o CDC.

A depressão pós-parto é mais intensa e dura mais do que as típicas preocupações, tristezas ou cansaços que muitas mulheres sentem após o parto. A condição pode tornar mais difícil para as mães se relacionarem com seus bebês e pode aumentar a probabilidade de atrasos no desenvolvimento dos bebês .

Amy Bingham, uma moradora de 33 anos de Burlington, Carolina do Norte, começou a se sentir deprimida logo após dar à luz seu filho, Benjamin, em 2018. Com seus pais no exterior na Inglaterra e seu marido no trabalho, ela foi deixada para cuidar de o bebê sozinho, ela disse.

“Foi muito avassalador. Eu estava com muito medo de não estar fazendo a coisa certa para o meu filho”, disse Bingham.

Bingham se inscreveu no teste de zuranolona da UNC Chapel Hill depois de ver um anúncio no Facebook. Depois de cinco dias tomando a medicação, ela disse que começou a se sentir menos ansiosa e mais sintonizada com os sinais emocionais do filho.

“Pude aproveitar meu tempo com ele”, disse Bingham. “Isso me permitiu conhecê-lo. Consegui me relacionar com ele.”

Bingham, no entanto, disse que sua depressão voltou depois que o julgamento terminou.

Osborne disse que os pesquisadores ainda não tinham certeza se as pessoas podem precisar de doses de acompanhamento.

A zuranolona é um esteroide neuroativo – um hormônio sintético que é sintetizado no cérebro e ajuda a regular o humor e o comportamento. A droga atua nos receptores GABA, mensageiros químicos que desempenham um papel na regulação do medo, ansiedade e estresse. Estudos descobriram que pessoas com depressão têm níveis de GABA anormalmente baixos.

Osborne disse que os receptores que estimulam a liberação de GABA mudam significativamente durante o período pós-parto, em parte porque o corpo produz muitos hormônios reprodutivos.

Como a zuranolona se compara ao tratamento existente para depressão pós-parto

A FDA incluiu um aviso no rótulo do novo medicamento de que os pacientes não devem dirigir ou operar máquinas pesadas por pelo menos 12 horas após tomar a pílula, porque podem não perceber o quão debilitados estão.

A zuranolona, ​​no entanto, oferece várias vantagens sobre o tratamento existente para depressão pós-parto, que é o Zulresso (brexanolona), segundo os especialistas entrevistados.

Embora 70% das mulheres vejam uma melhora em seus sintomas dentro de 24 horas após receber a injeção de Zulresso, disse Meltzer-Brody, leva 60 horas para ser administrada.

O tratamento “não é conveniente para dizer o mínimo, mas bastante transformador”, disse ela.

O Zulresso também apresenta risco de sedação excessiva ou perda repentina de consciência – efeitos colaterais que não foram observados nos ensaios com zuranolona.

Os ensaios com zuranolona também não encontraram os efeitos colaterais clássicos dos antidepressivos, como disfunção sexual, ganho de peso, distúrbios do sono ou aumento do risco de pensamentos suicidas, de acordo com Anita Clayton, investigadora principal nacional de dois ensaios de zuranolona em pessoas com depressão clínica.

Os principais efeitos colaterais incluíram sonolência, tontura, sedação, dor de cabeça, náusea e diarreia.

Para pessoas com depressão pós-parto leve ou moderada, no entanto, a psicoterapia ainda é o tratamento ideal. Alguns são prescritos antidepressivos, mas Meltzer-Brody disse que a zuranolona pode ser preferível porque parece melhorar os sintomas mais rapidamente.

“Se você perguntasse a qualquer nova mãe que está tendo depressão pós-parto: ‘Você gostaria de algo que pudesse funcionar em dias ou prefere levar semanas a meses?’ a maioria das pessoas realmente não precisa pensar nisso por muito tempo”, disse ela.