A coleta do sangue para o exame acontece, geralmente, com 48 horas de vida do recém-nascido e o ideal é que o teste do pezinho seja feito até o quinto dia de vida | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF

Serviço passa a ser fornecido permanentemente à população da região

Illa Balzi, da Agência Saúde-DF. Editor: Willian Cavalcanti.

A partir da próxima segunda-feira (3), os usuários dos serviços de saúde da Região Leste – Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico – terão novos pontos de coleta de exames de rotina. Na lista das Unidades Básicas de Saúde de São Sebastião (UBS 3) e a do Jardins Mangueiral (UBS 1), estão materiais como sangue e urina, por exemplo, em complementaridade ao serviço já realizado pela UBS 1 de São Sebastião.

UBS de São Sebastião e Jardins Mangueiral.

A partir da próxima segunda-feira (3), os usuários dos serviços de saúde da Região Leste – Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico – terão novos pontos de coleta de exames de rotina. Foto: Divulgação | Agência Saúde-DF.

Na UBS 3, será ofertado o serviço aos usuários da UBS 2, 3 e 19 de São Sebastião, enquanto na UBS do Jardins Mangueiral será ofertado o serviço para usuários da unidade. As demais UBS de São Sebastião continuarão utilizando o serviço na UBS 1.

De acordo com o superintendente da Região Leste, Sidney Sotero, a ideia é que a população local tenha mais acesso e comodidade. “Vamos descentralizar os pontos de coleta para que cada usuário possa recolher seus exames em espaços mais próximos de sua residência”, explica. O gestor acrescenta que os novos pontos serão permanentes.

UBS de São Sebastião e Jardins Mangueiral oferecem novos pontos para coleta de exames: hemogramas, sorologias, análises de urina e bioquímicas.

O Núcleo de Patologia da região realiza uma média de 30 mil exames por mês, dentre hemogramas, sorologias, análises de urina e bioquímicas. Foto: Divulgação | Agência Saúde-DF.

A ampliação do serviço se deve à manutenção predial que ocorrerá no laboratório do Núcleo de Patologia Clínica da região. O local passará por uma série de reformas necessárias, após danos causados pelo período de chuvas no início deste ano. Responsável pelo armazenamento e processamento de amostras, o laboratório ficará interditado temporariamente, mas os serviços não serão interrompidos.

O superintendente explica que os servidores e os equipamentos do laboratório já estão alocados no Hospital da Região Leste (HRL) e os trabalhos tiveram início na segunda-feira (12). O transporte das amostras é realizado por meio de rota programada.

O Núcleo de Patologia da região realiza uma média de 30 mil exames por mês, dentre hemogramas, sorologias, análises de urina e bioquímicas. A previsão é de que as benfeitorias permitam o dobro de análises, otimizando o serviço oferecido aos cidadãos.

Serviço:

Novos pontos de coleta do Laboratório de São Sebastião

Local: UBS 3 de São Sebastião

Endereço: Quadra 301 – Conjunto 06, Lote 01 – Residencial Oeste.
Data de início: 3 de julho (segunda-feira).
Dia e Horário das coletas: Terça, quarta e quinta-feira, das 7h às 8h30.

Local: UBS 1 Jardins Mangueiral

Endereço: Praça de Atividades 02, Lote 01.
Data de início: 3 de julho (segunda-feira).
Dia e Horário das coletas: Segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h às 8h30.