McConaughey vive portador de HIV em "Clube de Compras Dallas"
Anvisa | aprova injeção para prevenir HIV. A injeção é vista como mais eficiente na prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
McConaughey vive portador de HIV em “Clube de Compras Dallas”

Anvisa Aprova Registro do Medicamento Cabotegravir para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Cabotegravir, utilizado por meio de injeção, para combater o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esse remédio é uma profilaxia pré-exposição (PrEP) e tem como objetivo prevenir infecções.

A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira, dia 5 de junho. A farmacêutica britânica GSK, responsável pelo medicamento, apresentou o pedido de registro, mas ainda não há previsão de quando ele estará disponível no mercado.

O Cabotegravir será comercializado com o nome de Apretude. Para que ele possa ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que o remédio seja aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), um órgão colegiado do Ministério da Saúde.

A PrEP está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma para uso oral, em comprimidos. A injeção é vista como mais eficiente na prevenção – com duas aplicações no início do tratamento e reforço após dois meses.