Desde de sua inauguração em 23 de novembro de 2011, todos os governadores do Distrito Federal, e centenas de parlamentares foram visitar o HCB. Por outro lado, os hospitais públicos, filhos pobres, só recebem visitas dos mesmos por ocasião de uma agenda positiva que os deixem bem na foto.    

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar é reconhecido como um centro de excelência em saúde infantil. Com um custo mensal de mais de R$ 27 milhões de reais, o hospital oferece atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). Apesar de não atender emergências, o HCB é considerado referência na área pediátrica e possui uma estrutura que o torna capaz de atender pacientes com alta complexidade.

Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Vista da entrada Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Parte interna do Hospital da Criança de Brasília José Alencar

Caso o Hospital da Criança de Brasília fosse de porta aberta para atendimento de urgência e emergência, sua excelência no atendimento pediátrico seria ainda mais destaque. No entanto, o fato de atender apenas pacientes regulados pelo Sistema de Regulação da SES-DF permite que a gestão seja mais eficiente e os recursos sejam utilizados de forma mais direcionada e planeja, completamente diferente dos demais nosocômios que atendem crianças no DF.

O HCB possui uma equipe multidisciplinar completa composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros necessários profissionais, que trabalham em conjunto para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade. Além disso, o hospital conta com tecnologia de ponta e equipamentos de última geração que permitem o diagnóstico precoce e preciso no tratamento efetivo das doenças pediátricas mais complexas.

Um dos principais diferenciais do Hospital da Criança de Brasília é o atendimento especializado em oncologia pediátrica. O Icipe, que gerencia o hospital, é um instituto de referência em tratamento oncológico infantil e conta com uma equipe de médicos altamente capacitados e experientes nessa área. Isso permite que o hospital ofereça tratamento completo e multidisciplinar para crianças e adolescentes com câncer, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-tratamento.

Além da oncologia, o HCB também oferece atendimento especializado em diversas outras áreas, como cardiologia, neurologia, pneumologia, nefrologia, entre outras. O hospital possui ainda uma UTI pediátrica equipada com tecnologia de ponta e profissionais capacitados para oferecer suporte avançado de vida aos pacientes mais graves.

Em resumo, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar é uma referência em saúde infantil e seu reconhecimento como centro de excelência seria ainda mais destacado caso atendesse emergências. No entanto, seu modelo de gestão não permite que atenda urgência e emergência o que seria de suma importância para pais e mães do DF.