Partido Progressistas (PP), presidido por Ciro Nogueira, e o Partido Social Democrático (PSD), liderado por Gilberto Kassab
Celina Leão

Em uma movimentação no cenário político nacional, o Partido Progressistas (PP), presidido por Ciro Nogueira, e o Partido Social Democrático (PSD), liderado por Gilberto Kassab, estudam uma possível coligação para eleições de 2026 no Distrito Federal.

O PP já tem a vice-governadora Celina Leão como uma forte candidata ao posto máximo do Executivo local. Com a possível união com o PSD, a estratégia seria fortalecer ainda mais a chapa e aumentar as chances de vitória nas urnas.

Sem acordo formalizado ainda, especula-se que o PSD irá reivindicar a vaga de vice na chapa, com Leão natural candidata ao GDF, com o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), disputando uma das duas vagas ao Senado.

Um representante do PSD na Câmara Legislativa falou ontem (18) com o portal, se abstendo dos holofotes.

“A coligação dos dois partidos com vista ao GDF em 2026, poderá trazer alternância política e mudanças de estratégias na condução do Distrito Federal, com novos atores no Executivo e Legislativo”, finalizou.

A parceria entre PP e PSD tem potencial para agregar diferentes forças políticas e ideológicas da Capital, ampliando o espectro de atuação da possível chapa.

Vale ressaltar que, mesmo que a coligação se concretize, o caminho até as eleições de 2026 ainda é longo e muitas negociações e acordos deverão ser feitos. Contudo, a possibilidade de uma nova união política em busca de um objetivo comum já é um sinal de que as eleições na região prometem ser acirradas e com muitas reviravoltas.