Flavia Ferreira Borja Pinto
Flavia Ferreira Borja Pinto

Em Reunião Ordinária realizada na última terça-feira (04/04), a vereadora Flávia Borja do Partido Progressista (PP) da Câmara Municipal de Belo Horizonte fez comentários transfóbicos que geraram grande polêmica. Durante a sessão, ela criticou o Projeto de Lei (PL) n° 162 de 2021, que estabelece multas para estabelecimentos que discriminarem pessoas em função de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Segundo Borja, o projeto é “mais um que tenta enfiar goela abaixo a ideologia de gênero aqui na capital mineira”, e afirmou que as pessoas trans não são bem-vindas na sociedade. Além disso, ela defendeu que os comerciantes não deveriam ser multados por não aceitarem pessoas trans em banheiros que não correspondem ao gênero que lhes foi atribuído ao nascer.

Borja, que se identifica como membro da bancada cristã, afirmou que não aceita a imposição de uma política de identidade de gênero que, segundo ela, tira o lugar das mulheres. Ela ainda acrescentou que o projeto é contra a defesa real das mulheres na cidade de Belo Horizonte, além de ir contra a liberdade de crença e religião. “Esse é um projeto que vai contra a defesa real das mulheres na cidade de Belo Horizonte e contra a liberdade de crença, liberdade de religião e aquilo que nós entendemos: que Deus fez homem e mulher e o que passar disso não é bem-vindo na nossa sociedade“, concluiu.

As declarações da vereadora geraram indignação nas redes sociais e foram amplamente criticadas por diversos setores da sociedade.