18.04.20. Terrassa-. Cada tarde, a las 20 h. médicos y sanitarios desde la terraza del hotel Terrassa Park, reconvertido en hospital, aplauden y saludan a los vecinos que les agradecen a su vez su labor. © Foto: Cristobal Castro

Já são 11 edições do Revalida, com mais de 65 mil inscrições e apenas 12 mil aprovações.

O resultado final do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 está disponível para consulta. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta sexta-feira, 24 de março, no Sistema Revalida, as notas definitivas, juntamente com os pareceres dos recursos sobre os resultados preliminares e os espelhos de correção da prova de habilidades clínicas. Dos 1.964 inscritos, 263 médicos foram aprovados.

Leia também: Lula relança programa Mais Médicos: “para a gente não importa a nacionalidade do médico, mas das pessoas”

Filho de Bolsonaro reconhece eficiência e legítima programa petista – Mais Médicos

Houve uma retificação no Padrão Esperado de Procedimentos (PEP): o quesito 12 da estação 2 da prova de habilidades clínicas foi anulado, o que resultou na concessão de até 1,2 ponto a todos os participantes. A partir das 14h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, 27 de março, os aprovados deverão indicar, no Sistema Revalida, a universidade para revalidação do diploma — após a indicação e o agendamento, será necessário apresentar a documentação exigida. A universidade revalidadora pode demandar documentos pessoais, além do diploma de graduação original, que é obrigatório. 

Participação — Nesta edição, 44,1% dos inscritos participaram da prova de habilidades clínicas pela primeira vez. Outros 14,7% e 39,4% a fizeram pela segunda e terceira vez, respectivamente. Para 1,6% foi a quarta tentativa e para 0,2%, a quinta. Ao todo, 19 instituições de educação superior estrangeiras concentram 63,1% dos inscritos, sendo elas da Bolívia (26% dos participantes); do Paraguai (15%); de Cuba (12,5%); e da Argentina (9,5%). Cabe pontuar que o Revalida avalia os médicos formados no exterior, e não as instituições. A participação no exame depende de interesse individual e não constitui amostra representativa ou censitária de cursos de graduação estrangeiros. 

Painel — É possível consultar as estatísticas relativas ao Revalida por meio do painel de Business Intelligence (BI) do exame, no qual constam dados de todas as edições, por meio de mapas, gráficos e relatórios interativos. A ferramenta traz, entre outras informações, números sobre inscrições, participação e aprovação nas provas. Também apresenta características dos participantes, como país de nacionalidade, além de mostrar os nomes das instituições de ensino de origem dos diplomas. A plataforma integra o Inep Data, conjunto de painéis de BI que facilita o acesso da sociedade às informações produzidas pelo Instituto. Os dados mostrados no painel oferecem transparência à política pública representada pelo Revalida, mas não permitem determinar a qualidade do processo formativo de instituições específicas.

Habilidades clínicas — O Inep aplicou a segunda etapa do exame, em dezembro de 2022, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Uberlândia (MG). A prova foi estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos.

Padrão de procedimentos — Para cada uma das dez estações, foi estruturado um PEP, similar a um gabarito. O padrão expressa o conjunto de ações a serem realizadas. A análise do desempenho dos participantes ocorre por meio da correção dos procedimentos realizados para, então, calcular-se a pontuação individual obtida.

Revalida — O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva.

Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2023/1

Acesse o Sistema Revalida

Acesse o Painel Revalida

Saiba mais sobre o Revalida