A família de Willis havia anunciado em março de 2022 que o ator estaria “se afastando” de sua carreira após ser diagnosticado com afasia.

Por Saba Hamedy

O ator Bruce Willis tem demência frontotemporal, disse sua família na quinta-feira.

Em uma declaração sincera, a família do homem de 67 anos, incluindo a ex-esposa Demi Moore e a filha Rumer Willis , compartilhou que seu diagnóstico de afasia , anunciado pela família em março de 2022, progrediu.

Os distúrbios frontotemporais (FTD), às vezes chamados de demência frontotemporal, são o resultado de danos aos neurônios nos lobos frontal e temporal do cérebro.

“Infelizmente, os desafios de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”, escreveram eles em postagens no Instagram, assinadas pelas “Senhoras de Willis/Moore ” família.

A esposa de Willis, Emma Heming Willis, Moore, e suas cinco filhas, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn, compartilharam uma declaração detalhada com a Associação para Degeneração Frontotemporal.

Eles expressaram sua “mais profunda gratidão pela incrível manifestação de amor, apoio e histórias maravilhosas que todos recebemos desde que compartilhamos o diagnóstico original de Bruce”.

A família de Willis notou seu desejo ao longo dos anos de usar sua voz para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre problemas em todo o mundo.

“Sabemos em nossos corações que – se ele pudesse hoje – ele gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também estão lidando com esta doença debilitante e como ela afeta tantos indivíduos e suas famílias”, disseram eles.

Demência frontotemporal, conhecida como FTD, é “um termo genérico para um grupo de distúrbios cerebrais que afetam principalmente os lobos frontal e temporal do cérebro”, de acordo com a Clínica Mayo . “Essas áreas do cérebro geralmente estão associadas à personalidade, comportamento e linguagem”.

A Mayo Clinic disse que “sinais e sintomas variam, dependendo de qual parte do cérebro é afetada”.

O ator Bruce Willis assiste à estréia de "Glass" da Universal Pictures no SVA Theatre em 15 de janeiro de 2019 em Nova York.
O ator Bruce Willis assiste à estréia de “Glass” da Universal Pictures no SVA Theatre em 15 de janeiro de 2019 em Nova York. Angela Weiss / AFP via arquivo Getty Images

“Algumas pessoas com demência frontotemporal têm mudanças dramáticas em suas personalidades e se tornam socialmente inadequadas, impulsivas ou emocionalmente indiferentes, enquanto outras perdem a capacidade de usar a linguagem adequadamente”, diz o site.

Não há cura para a demência frontotemporal, embora existam medicamentos que podem melhorar a qualidade de vida, reduzindo a agitação, a irritabilidade e a depressão às vezes associadas a ela, de acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento.

Em março, a família anunciou que Willis estaria “se afastando” de sua carreira após o diagnóstico de afasia, que, segundo eles, afetou suas habilidades cognitivas.

Os representantes de Moore e Willis não responderam imediatamente aos pedidos de comentários adicionais na quinta-feira.

Tratamento e gerenciamento de FTD

Até agora, não há cura para FTD e nenhuma maneira de retardar ou prevenir essas doenças. No entanto, existem maneiras de controlar os sintomas. Uma equipe de especialistas – médicos, enfermeiros e fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – familiarizados com esses distúrbios podem ajudar a orientar o tratamento.