A China tenta esconder seus novos mortos pela Covid

Imagens de horror estão surgindo da China mostrando carros funerários em longas filas do lado de fora dos crematórios e corpos se acumulando em hospitais.

Em um vídeo, veículos foram vistos em fila em um só crematório de Pequim, que supostamente está sobrecarregado com um atraso de 20 dias enquanto o surto “termonuclear” assola a China.

Filas de carros funerários foram vistas em outras partes da cidade Crédito: Twitter – @leolordjones
Fumaça saindo do crematório que está funcionando 24h por dia, à medida que as mortes aumentam Crédito: Sky News

Outras imagens mostram cadáveres em sacos amarelos enchendo o chão de uma casa funerária.

Outro mostra corpos empilhados em prateleiras e caixas em um depósito de hospital enquanto o espaço se esgotava em face da morte crescente e continuada pela Covid-19.

Já os números oficiais mostram apenas duas novas mortes por Covid e 4.666 novos casos diários.

Corpos no chão de uma casa funerária Crédito: Twitter
Cadáveres em prateleiras em um depósito de hospital Crédito: Twitter

Mas evidências sombrias de primeira mão estão surgindo de que o vírus está começando a se espalhar rapidamente, depois que a política Zero Covid de rígidos bloqueios foi abandonada pelo líder da China, Xi Jinping.

De acordo com uma estimativa, a Covid pode se espalhar rapidamente até 800 milhões de casos em 90 dias, com alguns renomados especialistas como o epidemiologista Eric Feigl-Ding prevendo 2,1 milhões de mortes nesse período.

“A equipe da maior casa funerária Babaoshan de Pequim confirmou que todos os seus incineradores estavam funcionando, mas ainda incapazes de atender à demanda, resultando em um atraso de 20 dias”, tuitou ele.

Feigl-Ding é chefe da Covid Task Force no New England Complex Systems Institute e um dos primeiros cientistas a alertar sobre a capacidade de propagação da Covid, quando trabalhava em Harvard.