De acordo com o levantamento do Ipec divulgada nesta terça-feira (27) pela TV Globo, o atual governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), tem entre 54% a 57% das intenção de voto.

O deputado distrital Leandro Grass, da federação (PV, PT e PC do B), é o segundo colocado com 29%.

A pesquisa ouviu 1.504 mil pessoas entre dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

O que define a possibilidade de realização de segundo turno é a adoção do critério da maioria absoluta de votos, característico do chamado sistema eleitoral majoritário de dois turnos.

Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno. Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito desde logo, não se realizando segundo turno.

Não tendo sido atingida a votação suficiente por nenhum dos candidatos, haverá a necessidade de segundo turno, oportunidade na qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição, considerando-se eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos em segundo escrutínio.