Portaria reajusta benefícios do INSS acima do mínimo

O número de idosos do Distrito Federal, equivaleria hoje às cidades de Samambaia com 232.893 e Riacho Fundo II estimada em 85.658 habitantes.

No DF, 591 candidatos apresentaram seus nomes na Justiça Eleitoral para concorrer a uma das 24 cadeiras de deputado distrital na Câmara Legislativa em 2022.

Rogerio em reunião com idosos do Riacho Fundo

Entre os concorrentes, o candidato a deputado distrital Rogerio Ban Ban, do PSC, com o número 20.500, é o único entre os concorrentes que ousa defender a terceira idade com a proposta de finalização do primeiro Hospital Geriátrico do Distrito Federal, obra de sua parceira com o ex-deputado distrital Jorge Cauhy já falecido.

Leia também: Candidato a deputado distrital Rogerio Ban Ban foca sua campanha em políticas públicas para os idosos e o esporte

Sobre a égide da Constituição – Art.196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Ban Ban, 59 anos, defende com veemência que os idosos e suas famílias não devam ser onerados em seus orçamentos com planos de saúde que variam de R$ 1.500 a 3.000 reais mensais, sendo a saúde direito de cidadania.  

“O estado precisa garantir aos maiores de 60 anos, assistência de saúde, voltada para a promoção e proteção em conformidade ao envelhecimento dessa clientela,” ressalta Rogerio. 

A população idosa (pessoas de 60 anos e mais) no Distrito Federal somava pouco mais de 326 mil pessoas, o equivalente a 12,8% da população total, segundo dados da Codeplan de 2013, o que demonstra que o contingente é ainda maior, já passados 9 anos.

Os idosos constituem um segmento cada vez mais numeroso da população brasileira,
mas que muitas vezes é tratado de forma preconceituosa e com indiferença. Diferentemente das civilizações orientais, que valorizam a experiência e o conhecimento adquirido, no hemisfério ocidental, o idoso é, em geral, tratado como um estorvo pelo restante da sociedade.