Com o envelhecimento da população, a demanda dos idosos do Distrito Federal por atendimento nos serviços de saúde pública tende a aumentar de maneira significativa. As especificidades inerentes ao idoso, como de múltiplas doenças e múltiplos medicamentos, alterações cognitivas, maior suscetibilidade, efeitos adversos das drogas e fragilidade social, expõe à sociedade a necessidade de hospital e profissionais especializados no envelhecer.

A proposta atual do candidato a deputado distrital Rogerio Ban Ban (PSC) Número 20.500 que pretende concluir o primeiro Hospital Geriátrico do Distrito Federal e capacitar os profissionais que irão prestar assistência a mais de 500 mil pacientes idosos, nos próximos anos.

“Queremos antes de tudo minimizar as internações, os custos para os idosos e o sistema de saúde, com terapias alternativas e trabalho preventivo, mas sabemos que irá chegar o tempo de necessidade da atenção hospitalar de longa permanecia para essa clientela que precisa com urgência ser incluída nas políticas públicas de saúde com foco na geriatria,” afirma o candidato Rogério Ban Ban.

Leia também: Primeiro Hospital Geriátrico do Distrito Federal será realidade com eleição do pré-candidato Rogerio Ban Ban

De acordo com o estudo que integra um conjunto de análises temáticas, elaboradas por iniciativa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DIPOS) da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) de 2018, a população idosa do Distrito Federal é de mais de 303.017 pessoas, concentrada nas RAs de Ceilândia, Plano Piloto e Taguatinga.

A maioria é formada por mulheres entre 60 e 69 anos, casadas, chefes de família, aposentadas, que acessam serviços públicos de saúde. Nas RAs de renda baixa e média-baixa, a maioria da população idosa vive em territórios de renda baixa e média-baixa, onde há concentração de população negra e que acessa serviços públicos de saúde.

Nas RAs com renda alta e média alta, a população é majoritariamente não-negra, possui plano de saúde e tem renda média oito vezes maior em comparação ao grupo de renda baixa. Os resultados do Índice de Bem-Estar Urbano IBEU mostram as desigualdades relacionadas ao território onde estão, uma vez que um terço da população idosa de renda baixa e média-baixa estão nos territórios classificados como ruim ou muito ruim pelo IBEU.

Os resultados deste estudo permitem lançar um olhar qualificado sobre a população idosa do Distrito Federal, conhecendo suas especificidades e condições no território e promover políticas públicas.

Esporte

Amante do esporte, Rogerio tem assumido o compromisso há mais de 20 anos, com esse tema por acreditar que: “Quem apoia o esporte, garante o futuro dos nossos jovens,” finaliza Ban Ban.