Abandonado em 2015, antigo Centro de Saúde nº 8 e futura UBS 7 recebe R$ 5,7 milhões em investimentos para ser devolvida à população em 2023

O antigo Centro de Saúde nº 8, no Gama, passa por reforma para ganhar vida nova e dar lugar à Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 da cidade. Abandonada em 2015, a estrutura recebe R$ 5,7 milhões de investimento para ser devolvida à população e atender cerca de 30 mil moradores. 

A nova unidade básica de saúde, que deve ser entregue no segundo semestre de 2023, contará com 24 consultórios, farmácia, sete salas, sete boxes para acupuntura e sala de espera com até 160 lugares. A obra é mais uma do governo Ibaneis para a saúde, que já conta com 10 novas UBSs, sete novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – uma delas no Gama – e três hospitais (acoplado de Ceilândia, modular de Samambaia e Hospital do Sol).

“A reconstrução do antigo Centro de Saúde nº 8 é uma reivindicação justa da população do Gama e que estamos atendendo, assim como construímos a primeira UPA da cidade, ampliando a oferta de atendimento na região”, afirma o governador Ibaneis Rocha. 

 A obra da futura UBS 7 iniciou em maio com a demolição da antiga estrutura e a recuperação da rede de esgoto. No entanto, após análise de técnicos, a fundação do prédio foi mantida, o que permitiu a redução de custos. 

Entre os consultórios haverá estrutura de odontologia, clínica geral, ginecologia, pediatria e nutrição. Já as salas serão para acolhimento, coleta de material, vacinas, medicações, inalação e serviço social. 

Quando reaberta, a UBS terá suas seis equipes de Saúde da Família de volta. Elas são compostas por um enfermeiro, um médico, dois técnicos de enfermagem, três agentes comunitários de saúde e um técnico administrativo.