Coral de servidores da Secretaria de Saúde do DF lança vídeo no Dia Mundial sem Tabaco

Por: Redação

No dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, servidores da Secretaria de Saúde lançam o vídeo do coral online com a música “Fuma Pra Quê”, de Geraldo Azevedo.

A idealização é da enfermeira Carla Surama, que atua na Subsecretaria de Vigilância à Saúde em ações educativas e assumiu as funções de cantora e de regente. “Encontrei uma música que tinha tudo a ver com um dos temas trabalhados na nossa gerência e que me diz muito. Dois tios meus morreram em decorrência dele, o cigarro, enquanto outros continuam fumando. E maio é um mês importante para o combate ao tabaco, então, porque não?”, conta a servidora.

A ideia se espalhou primeiro entre os servidores do programa de controle de tabagismo. A equipe técnica, acostumada a lidar com ações educativas e documentos técnicos, começou a preparar a voz. Ao longo das semanas, o coral atraiu mais servidores, incluindo profissionais do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e da Aliança de Controle de Tabagismo (ACT).

“Tínhamos um grupo sem experiência alguma com cantar em coral ou virtual, mas foi muito animado. Outros não cantavam há anos, e amaram o reencontro! Os ensaios começaram em março, uma vez por semana”, diz Carla Surama. Depois vieram os voluntários para atuar nos instrumentos, na edição e na divulgação do coral.

A escolha da canção também é um marco. O cantor pernambucano Geraldo Azevedo escreveu “Fumar pra quê?” após sua quinta – e definitiva – tentativa de se livrar do vício, em 1986.

As imagens utilizadas no vídeo são de domínio público e o compositor Geraldo Azevedo autorizou a divulgação do vídeo.

Comentários