Gustavo Mendanha quer serviços de saúde de média e alta complexidade descentralizados para região do Entorno

Por: Ivan Rodrigues

Embora médico, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, segue mau avaliado na saúde pública, principalmente quando se trata da questão do Entorno, prova disso é o levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em 2019 e atualizado em 2022 que mostra que: ‘Um terço dos pacientes recebidos na rede pública de saúde do DF é do Entorno’. 

Gustavo Mendanha. Politician. Prefeito reeleito de Aparecida com 98% dos votos Pré-candidato a governador de Goiás
Gustavo Mendanha ex-prefeito reeleito de Aparecida e pré-candidato a governador de Goiás

Caiado que tentará uma reeleição extremamente difícil, pois enfrentará o jovem pré-candidato a governador de Goiás, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriotas), que se comprometeu em descentralizar os serviços de média e alta complexidade em saúde para a região do Entorno com vista a maior integração da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF). 


Na manhã do dia (24), Mendanha falou ao portal Saúde & Direitos Sociais (S&DS) sobre seu projeto para a saúde da população do Entorno.

– S&DS

O que faltou na atual gestão do governador Caiado para se evitar que os pacientes do Entorno migrem desesperados para os serviços de saúde do DF?  

– Mendanha:

Faltou sobre tudo a sensibilidade do atual governador para com o respeito aos direitos da população do Entorno por uma saúde integral, descentralizada e resolutiva na média e alta complexidade.   

– S&DS

Como resolver este gargalo da migração do Entorno para o DF atrás dos serviços de saúde de média e alta complexidade?

– Mendanha:

É preciso dar continuidade aos serviços públicos de quem quer que seja para a população não ficar desassistida, principalmente na saúde pública. A resposta está na descentralização dos serviços de saúde para que a nossa população seja atendida em sua necessidade de maneira integral como prevê o Sistema Único de Saúde (SUS). Se preciso for de imediato, contratar os serviços necessários e de direito dos usuários, até que a descentralização da média e alta complexidade esteja concluída nas regiões do Entorno. 

Mendanha tem concentrado sua campanha na região do Entorno pois acredita que muito há por fazer no desenvolvimento da RIDE na parceria Goiás e DF abandonada por Caiado e que o mesmo afirma priorizar se eleito governador.   

Comentários