ENFERMAGEM DO DF TEM SEU CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

Por: Redação

É unânime que a enfermagem brasileira merece um piso salarial justo, uma jornada de trabalho digna e valorização profissional.

Para isso, vai buscar eleger o professor e enfermeiro Gilney Guerra como deputado federal na Câmara dos Deputados em 2022. Em sua visão e de seus apoiadores a candidatura à Câmara Federal é fundamental para pautar e defender os projetos de leis de interesse da Enfermagem Brasileira e do SUS.

Gilney Guerra

ENFERMAGEM EM NÚMEROS

Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a enfermagem possui atualmente 2.634.578 de profissionais, entretanto, o número de representantes nas casas legislativas é extremamente baixo, o que compromete a aprovação de projetos de lei como: Projeto de Lei 2564/20, projeto institui piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem, dentre outras agendas.

No Distrito Federal, são cerca de 61.175 mil profissionais inscritos no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF).

PANDEMIA DA COVID-19 E A ENFERMAGEM

Desde o início da pandemia da COVID-19 que a enfermagem mostrou mais uma vez o seu importante papel na saúde pública, atuando desde a atenção baixa, média e alta complexidade.

A população assistiu e assiste a dura realidade que essa importante categoria sofre: como mortes de profissionais, adoecimentos, sobrecarga de trabalho, salários baixos, falta de condições dignas para o exercício da profissão entre outros.

Gilney Guerra tem uma história dentro da enfermagem do DF e do Brasil, sempre buscando defender os interesses da categoria.

TRAJETÓRIA DE GILNEY GUERRA

Em 2018, o enfermeiro Gilney Guerra foi cotado em lista tríplice para ocupar a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) no governo de Ibaneis Rocha, a lista foi definida após reunião realizada por representantes de entidades sindicais, conselhos e associações ligadas a saúde do DF.

Atualmente é Conselheiro Federal e Diretor Financeiro, Primeiro Tesoureiro, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen);

Foi presidente Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren/DF) na gestão de 2015 – 2017;

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem (2005);

Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (2008);

Auditoria e Gestão em Saúde pelo Centro Universitário de Anápolis-UniEvangélica (2010) e Tutoria em Ensino a Distância (2014);


Gerenciou o serviço de Enfermagem do Centro Integrado de Atenção a Saúde, Valparaíso de Goiás. É Servidor Publico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF);


É docente do Centro Universitário do Planalto Central (UNICEPLAC) e da Faculdade de Ciência e Educação Sena Aires (FACESA), titular das disciplinas de Assistência de Enfermagem ao Paciente Critico, Saúde do Adulto, Ética em Exercício Profissional e Bases para o Cuidar do Individuo e da Família/Fundamentos em Enfermagem;


Entre os Prêmios e Títulos honoríficos relevantes, recebeu duas Moções de Louvores pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal em 2014 e 2017;


Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Valparaíso de Goiás em 2011. Cumpriu a função de Conselheiro Regional do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal Gestão 2012 – 2014.


Fonte: ID Lattes: 4752876993690931