A instância máxima do Podemos resolveu acatar nesta terça-feira (8) o pedido de desfiliação do segundo deputado estadual mais votado na (Alesp) Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, após abertura de processo disciplinar contra ele no Conselho de Ética da agremiação partidária.

Ele aproveitou o dia de hoje também para anunciar sua saída do Movimento Brasil Livre (MBL), devido à grande repercussão negativa dos áudios sexistas contra mulheres ucranianas vazados na internet.

Em áudios postados nas redes sociais na última sexta (4) , Arthur do Val faz declarações machistas e misóginas. Em um deles, afirma que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”. Em outro trecho, diz:”Quatro dessas eram ‘minas’ que você se ela cagar você limpa o c* dela com a língua. Assim que essa guerra passar eu vou voltar para cá”. As mensagens foram enviadas para integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL).

As declarações teriam sido feitas durante viagem à Ucrânia. Ele disse ter viajado para enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.

Arthur do Val confirmou a lideranças do (MBL) deixar a vida pública para sempre – seu mandato terminaria em 14 de março de 2023 -, caso não seja cassado.

Conselho de Ética

A presidente do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo, Maria Lúcia Amary (PSDB), afirmou que mais de 37 deputados assinaram representações contra as declarações sexistas do deputado Arthur do Val (Podemos), todas pedindo a cassação do mandato, e que a comissão dará a resposta que a sociedade espera.

O portal tentou contato com o deputado sem sucesso e sua assessoria preferiu não se pronunciar.