Na tarde da última terça-feira (23/02), os diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Newton Batista e Josy Jacob estiveram na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para conversar com os parlamentares a respeito do reajuste do auxílio alimentação para os técnicos em enfermagem. 

Os diretores entraram em contato com os seguintes deputados distritais: Rodrigo Delmasso (Republicanos), Arlete Sampaio (PT), Agaciel Maia (PL), Guarda Jânio (PROS), Jorge Vianna (Podemos) e Hermeto (MDB). Todos os parlamentares se mostraram a favor do projeto e afirmaram que no momento que a proposta chegar na Câmara, votarão pela aprovação. 

Arlete Sampaio, Newton Batista e Josy Jacob.

Na ocasião, o distrital Delmasso afirmou que irá elaborar o Projeto de Lei e encaminhar para o governador, Ibaneis Rocha. “Eu me comprometo em trabalhar a favor dessa causa, para que em breve ele possa vir para a apreciação aqui na CLDF, para que desta forma os técnicos em enfermagem tenham o reajuste do auxílio alimentação”. 

Atualmente, os técnicos em enfermagem recebem apenas R$ 394 de auxílio alimentação, e esse valor não sofre reajustes desde 2011. É preciso valorizar o trabalho dos profissionais da saúde, que desde o início da pandemia estão na linha de frente para prestar a população o melhor atendimento neste período tão difícil. 

Josy Jacob, Newton Batista e Rodrigo Delmasso

No início do mês de fevereiro, o Sindate protocolou um ofício para o governador do DF, solicitando o envio do projeto de reajuste para a CLDF, os diretores afirmaram que não é a primeira vez que o sindicato protocola esse pedido para o chefe de estado. 

O diretor do Sindate, Newton Batista, esclarece que é extremamente necessário o envio desse projeto para a Câmara. “O nosso objetivo aqui na CLDF é pedir o apoio dos parlamentares e mostrar a importância desse reajuste para a categoria. Nós não iremos parar até que esse projeto seja enviado, pautado e aprovado. São mais de 10 anos sem nenhum reajuste. Cansamos de esperar”, pontuou. 

Newton Batista, Josy Jacob e Guarda Jânio

Para a diretora, Josy Jacob, o apoio dos deputados distritais é um passo muito grande na aprovação desse reajuste, mas frisa que: “O Sindate vai continuar acompanhando de perto e cobrando os parlamentares. Os técnicos em enfermagem necessitam desse reajuste o mais rápido possível”. 

Os vídeos com os deputados está disponível nas redes sociais do Sindate.