A Rússia colocou tropas suficientes perto da Ucrânia para lançar uma mega invasão, disse Washington nesta sexta-feira, ao pedir aos seus cidadãos que deixem o país dentro de 48 horas depois que Moscou endureceu ainda mais sua resposta à diplomacia ocidental.

Presidente russo, Vladimir Putin

A invasão russa pode começar inclusive neste final de semana, conforme avalia o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

O conselheiro Jake Sullivan disse que a inteligência dos EUA acredita que um ataque rápido a Kiev também é uma possibilidade, e que o presidente russo, Vladimir Putin, pode ordenar uma invasão antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, em 20 de fevereiro.

No entanto, não está claro se Putin deu definitivamente essa ordem, disse Sullivan em uma entrevista coletiva.

Putin e o presidente dos EUA, Joe Biden, falarão por telefone no sábado, de acordo com a Casa Branca e a agência de notícias russa RIA. A agência de notícias russa TASS disse que Putin falará com o presidente francês Emmanuel Macron no mesmo dia.

O presidente Biden ligou, hoje (11), para os líderes da Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Polônia e Romênia, bem como os chefes da OTAN e da UE para discutir a atual crise.